Ouça: bandido perde a linha ao ter golpe frustrado por advogado do DF

Publicado:

Com acesso a nomes de vítimas, advogados e dados processuais que tramitam em tribunais estaduais e federais, estelionatários espalhados pelo país disparam centenas de mensagens para pessoas que aguardam sentenças e o pagamento de ações que estão em trâmite. Em pleno Dia do Trabalhador, feriado nacional, um dos picaretas enviou mensagens para clientes de um conhecido advogado criminalista do Distrito Federal. Após ser descoberto, o golpista perdeu a linha, se irritou e ainda chamou o defensor de “comédia”.

O caso ocorreu com o advogado Jean Cléber Garcia, que foi acionado por um cliente após receber uma mensagem via WhatsApp, em pleno feriado. Para tentar aplicar o golpe, o criminoso usou um perfil com a foto e o nome do advogado, porém com outro número, de prefixo 62 (Goiás).

Leia também

“Obrigado pelo contato. Informo que obtivemos ótimas notícias no seu processo referente ao processo de [Indenização sobre a concessão de Benefício]. A decisão foi favorável e estamos agora nos preparando para os passos finais. Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, estou à disposição!”, dizia a mensagem, que ainda completava o aviso com o suposto pagamento de R$ 12 mil. Desconfiado da mensagem enviada em pleno feriado, o cliente entrou em contato com o advogado e descobriu o golpe.

Ouça o golpista perdendo a linha:

Irritação

Quando o golpista percebeu que havia sido descoberto, se irritou afirmando que “era para atender quando ligasse e se, de fato, quisesse receber o dinheiro, seu ‘comédia’ “, reclamou o estelionatário. Procurado pela coluna, o advogado Jean Cléber ressaltou que o golpe não é sofisticado, mas é preciso ter cautela e sempre checar todas as informações. “Na dúvida, qualquer pessoa deve procurar o advogado para confirmar informações enviadas pelo WhatsApp, ainda mais em pleno feriado nacional”, disse.

Para proteger  pessoas do golpe do falso advogado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma plataforma em que é possível confirmar a identidade de qualquer profissional da advocacia. Com isso, qualquer cliente pode saber na hora se a pessoa com quem ela está falando é mesmo quem ela diz ser.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De embaixadores a Trump: as homenagens de distritais a estrangeiros

Nos últimos quatro anos, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se tornou um palco de homenagens a diversas personalidades internacionais. Entre as...

Ação que troca pedalada por carga no Bilhete Único tem 3 mil inscritos

Em São Paulo, a lei municipal 16.547/2016 abriu as portas para um novo conceito de mobilidade. Ela estipulou a possibilidade de remunerar ciclistas,...

Ricardo Lima, presidente da FBF, ressalta importância do Campeonato Intermunicipal: “Se torna um trabalho social”

No lançamento do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025, Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), destacou o papel vital dessa competição,...