PP na AL-BA: Após Federação com União, deputados buscam “casamento perfeito” para 2026; veja possibilidades

Publicado:

Os deputados estaduais do Progressistas oficializaram a “debandada” do partido após o fechamento da Federação com o União Brasil. Agora, com o objetivo de se manterem em uma sigla da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), eles procuram o “casamento perfeito” para as eleições de 2026.

Atualmente, há várias opções na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), já que Jerônimo conta com o apoio de 11 partidos. Recentemente, o PDT, ligado ao prefeito Bruno Reis (União), retornou à base do governo, embora contra a vontade do deputado Emerson Penalva, seu único representante na AL-BA.

Deputados do PP revelaram ao Bahia Notícias que convites de migração já chegaram em seus gabinetes desde o início das discussões sobre a formação da Federação “União Progressista”. Felipe Duarte, por exemplo, afirmou que se considera um “deputado do Avante” e espera pela janela partidária do próximo ano para formalizar sua filiação.

Contudo, os parlamentares são cautelosos: “agora é preciso fazer as contas”. Eles buscam um partido que consiga alcançar o Quociente Eleitoral, garantindo cadeiras nas próximas eleições, ao mesmo tempo em que avaliam seus concorrentes internos para não perderem a vaga no Legislativo estadual.

Mas quais partidos da base do governador podem permitir que os deputados do PP renovem seus mandatos em 2026? Com base nas eleições de 2022, o Bahia Notícias propõe um cenário hipotético sobre o futuro partidário de cada parlamentar progressista.

Comecemos listando os 11 partidos que apoiam o governador e estão representados na AL-BA.

  • PT
  • PCdoB
  • PV
  • PDT
  • PSD
  • PSB
  • Avante
  • PRD
  • Podemos
  • Solidariedade
  • MDB

*Compuseram a Federação Brasil da Esperança

O partido com a maior “nota de corte” foi o MDB, cuja menor votação foi de 60.214 votos. Por outro lado, o Solidariedade foi o partido com o menor número de votos mínimos, elegendo Pancadinha com 27.338 votos.

Isso significa que todos os deputados do PP têm opções para se reeleger por alguma sigla da base de Jerônimo. Antônio Henrique Júnior, embora o menos votado entre eles, conquistou 49.882 votos.

De modo geral, os parlamentares do PP devem encontrar certa facilidade na escolha dos partidos. Niltinho, Nelson Leal, Eduardo Salles e Hassan têm chances de se eleger em qualquer legenda da base de Jerônimo, sendo que Hassan, com 60.718 votos, superou a quantidade mínima do MDB.

Felipe Duarte e Antonio Henrique Jr., por outro lado, enfrentam um desafio maior. Receberam 51.187 e 49.882 votos, respectivamente, o que os exclui de partidos como MDB, PSB, PDT e PSD, diminuindo suas opções.

No entanto, ainda podem considerar a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Avante, Solidariedade, Patriota e Podemos, sendo que a maior nota de corte foi do deputado Binho Galinha (PRD), com 49.834.

Avante e PDT se destacam como favoritos para acolher os deputados progressistas, embora outras legendas não estejam descartadas. Muitos parlamentares ainda consultam suas lideranças políticas para tomar a decisão final, e a possibilidade de novas federações e fusões pode influenciar essas escolhas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jogador do São Paulo acusa atacante do Fortaleza de racismo no Sub-20

Nesta quarta-feira, Fortaleza e São Paulo se enfrentaram nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. O jogo, que terminou com vitória...

Brasiliense será um dos representantes do Distrito Federal na Copinha

Na tarde desta quarta-feira, o Brasiliense foi oficialmente confirmado para participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a popular Copinha de 2026....

Novo formato de kickoff da NFL não agrada Trump, que reage

A NFL lançou recentemente um novo formato de kickoff, com a intenção de reduzir lesões e tornar o jogo mais seguro. Essa mudança,...