Hospital Estadual Costa das Baleias completa um ano com 92% de aprovação e revoluciona saúde do Extremo Sul baiano

Publicado:

Símbolo de avanço na saúde e na qualidade de vida para a população do Extremo Sul da Bahia, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado em Teixeira de Freitas, completa neste sábado (10) o primeiro ano de funcionamento como referência para a região. Neste período, a unidade alcançou a marca de 112.334 atendimentos médicos e multiprofissionais, realizou 6.583 cirurgias, efetuou 170.377 exames e procedimentos e contabilizou mais de 8.107 atendimentos oncológicos.
Foto 4Durante o primeiro ano de funcionamento, os serviços prestados pela unidade alcançaram um índice de aprovação de 92%, conforme dados da pesquisa de satisfação conduzida pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Segundo o paciente ortopédico Anthony Almeida, morador de Teixeira de Freitas, o HECB representou uma verdadeira virada de chave na melhoria da saúde na região. “O atendimento foi muito rápido e preciso. A estrutura do hospital é excelente, não faltou suporte durante o período em que precisei ser operado. Com certeza, o hospital elevou o patamar da assistência na minha cidade”, afirmou.
“É muito bom a gente ver que o Costa das Baleias não apenas nos trouxe os resultados esperados para a região, como também obteve uma grande aprovação da população. Isso mostra a importância da estratégia do Governo do Estado de regionalização e interiorização da saúde, oferecendo ao povo um serviço de maior eficiência e, consequentemente, de resolutividade nos atendimentos”, avaliou a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana.
Foto 3Com 180 leitos — incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — o hospital é pioneiro ao oferecer a primeira UTI pediátrica do Extremo Sul baiano. “É muito gratificante fazer parte desta história, contribuindo para a consolidação do HECB como uma referência estadual na prestação de serviços de excelência e de forma humanizada”, afirmou o diretor geral, Marco Antônio Andrade. “Agradecemos imensamente a cada colaborador do hospital, o que possibilitou alcançarmos resultados extremamente positivos em apenas um ano de funcionamento. Seguiremos firmes, focados no desenvolvimento contínuo da qualidade da unidade”, assegurou o gestor.
Ao longo do período, a unidade também zerou a fila de consultas oncológicas no Extremo Sul do estado. Para a paciente Tatiane Bassi, do município de Porto Seguro, o hospital representa a esperança da cura. “É um presente para mim. Tinha medo de não conseguir me tratar da forma correta, mas desde a minha chegada aqui tenho as melhores impressões possíveis sobre o tratamento e a qualificação dos profissionais”, compartilhou.
Foto 5Tecnologia e Educação: A estrutura tecnológica do HECB permite a realização de procedimentos e diagnósticos de alta complexidade, com foco em técnicas minimamente invasivas, como as realizadas nos serviços de Hemodinâmica e Neurocirurgia.
Além da atuação assistencial, o HECB ainda se consolidou como um polo de formação profissional, por meio da oferta de Programas de Residência Médica. Em abril, foi iniciada a primeira turma com especialidades em Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral.
Foto 1Como ser atendido: No Hospital Estadual Costa das Baleias, o atendimento é realizado mediante encaminhamento pela Central Estadual de Regulação (SUREM e Lista Única) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade é referência para 21 municípios da região e atende a uma população superior a 800 mil habitantes, oferecendo, de forma integral pelo SUS, uma ampla gama de especialidades médicas, como cardiologia, oncologia, neurologia e traumatologia.
Fotos 2 e 3:   Leonardo Rattes / SaúdeGOVBA
 
Fotos 4 e 5: Ascom HECB / Divulgação

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é encontrada morta sem roupas e com tiro na cabeça em Itabuna

Uma mulher de 29 anos foi encontrada morta em sua casa, no bairro Parque Santa Clara, em Itabuna, no Sul da Bahia. A...

Maternidade Regional de Camaçari encerra Novembro Roxo com ações de conscientização e apoio às famílias de bebês prematuros

A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab),...

Inmet emite alerta de chuva intensa para mais de 220 cidades da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de perigo para chuvas intensas que abarcam mais de 220 municípios baianos. O aviso...