O último Boletim InfoGripe da Fiocruz indica um aumento nas hospitalizações por influenza em diversas partes do Brasil, com incidência moderada a alta, especialmente no Norte e Centro-Sul, além do Ceará.
Os grupos mais atingidos incluem jovens, adultos e idosos. A pesquisadora Tatiana Portella alerta sobre a importância de medidas preventivas para evitar infecções por esses vírus. “Recomendamos o uso de máscara em ambientes fechados e aglomerados, e que quem apresentar sintomas fique em casa, isolado, sempre que possível. A vacinação contra a Influenza A é essencial para os elegíveis”, ressalta.
Além disso, houve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda em crianças de até 2 anos, principalmente no Centro-Oeste, associados ao vírus sincicial respiratório, embora um sinal de desaceleração tenha sido identificado nessa faixa etária.
Apesar da baixa incidência de Covid-19, este vírus continua sendo a principal causa de mortalidade entre idosos nas últimas semanas, seguido pela influenza A.
Estados e capitais
De acordo com o levantamento, 13 estados apresentam níveis de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda, mostrando tendência de crescimento. Estes são:
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Pará
- Rio Grande do Sul
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Santa Catarina
- São Paulo
- Tocantins
Além disso, 14 capitais estão com incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave em níveis alarmantes. As cidades incluem: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O momento pede atenção redobrada. Quais medidas você tem adotado para cuidar da sua saúde e da sua família? Compartilhe suas experiências conosco!
Comentários Facebook