São Paulo — Neste domingo (11/5), a Polícia Militar prendeu Rosemberg Joaquim Santana, acusado de planejar o assassinato da professora Fernanda Bonin, de 42 anos, no bairro Pedreira, zona sul de São Paulo. Ele foi localizado após denúncia em um imóvel.
O delegado Artur Dian informou que Rosemberg tinha uma relação próxima com a ex-companheira da vítima, Fernanda Fazio, que também é apontada como mandante do crime. Rosemberg atuava como assistente da mulher e ficou encarregado do planejamento do assassinato.
A polícia já havia solicitado a prisão preventiva de Rosemberg, que possui diversas passagens, incluindo por roubo e tráfico de drogas.
Envolvidos no crime
- Rosemberg é o terceiro preso pela participação no assassinato de Fernanda Bonin. João Paulo Bourquim já tinha sido detido por vídeo de segurança mostrando-o se desfazendo do carro da vítima. Fernanda Fazio, ex-companheira da vítima, também foi detida como mandante.
- Ivo Rezende dos Santos, outro suspeito, permanece foragido, acreditando-se que ele participou do assassinato.
- Uma mulher ainda não identificada está sendo investigada por sua aparição nas filmagens junto a João Paulo.
Dinâmica e motivação do crime
As autoridades estão investigando a dinâmica exata do crime, sem confirmação se Fernanda foi morta no local do crime ou onde seu corpo foi encontrado, 25 quilômetros distante. Fazio fez um pedido de socorro a Fernanda, alegando problemas com seu carro, o que levou a professora ao encontro dos suspeitos, que presenciaram o crime.
A motivação principal parece estar relacionada ao término do relacionamento entre Fazio e a professora, configurando o caso como feminicídio. Outra hipótese sugeria que o crime estava ligado a um seguro de vida de até R$ 500 mil, embora a advogada de Fazio negasse essa teoria, ressaltando que os beneficiários eram os filhos do casal.
Durante a emboscada, Fazio, alegando problemas com seu carro, convidou Fernanda a se encontrar. A professora, ao chegar, foi atacada por Rosemberg e outros homens. Imagens de câmeras de segurança mostram Fazio na cena, e um das crianças do casal estava presente.
Após o crime, Fazio foi ao apartamento de Fernanda para estabelecer seu álibi, mas ao perceber a ausência da professora no trabalho, acionou a polícia.
Quem era a professora
- Fernanda Reinecke Bonin era professora de matemática na Beacon School.
- A escola expressou profunda tristeza pela perda, reconhecendo sua dedicação e impacto na vida dos alunos.
- A família da professora destacou seu reconhecimento na Europa e a possibilidade de lecionar no exterior.
Comentários Facebook