Saiba como a política tarifária de Trump também afeta a moda circular

Publicado:

O pacote de tarifas do presidente Donald Trump, anunciado em abril de 2025, está afetando diversas áreas da economia, incluindo a moda. Apesar da expectativa de que isso impulsionasse o mercado de moda circular, o setor enfrenta desafios significativos.

Os esforços de Trump para proteger empregos nos EUA incluem uma tarifa de 10% sobre produtos importados, o que tem encarecido a produção de novas roupas. Como resultado, comerciantes têm buscado alternativas, como modelos de revenda e aluguel, valorizando produtos já existentes.

Foto com cor. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Metrópoles
A política tarifária dos Estados Unidos tem impacto na economia global

Entretanto, a moda circular também sofre com o aumento dos custos de matéria-prima e restrições à importação. As tarifas criam obstáculos que afetam a produção e a circulação de produtos reutilizados.

O cenário para o consumidor estadunidense mudou. Inicialmente, a moda circular parecia uma opção viável para evitar tarifas, mas à medida que os efeitos se espalham, até mesmo este segmento sente os impactos. O aumento dos custos de transporte, manutenção de estoques e insumos para a restauração de roupas de segunda mão prejudica a competitividade.

Além de ser uma alternativa mais acessível, o consumo responsável enfrenta barreiras econômicas e culturais. O público está relutante em investir, priorizando necessidades básicas em meio a incertezas econômicas e receios de recessão.

Foto com cor. Moda circular ganha força nos Estados Unidos - Metrópoles
Embora o discurso em torno da moda consciente tenha ganhado mais visibilidade, o consumo responsável ainda enfrenta barreiras culturais e econômicas

Assim, as tarifas de Trump, que visam proteger o mercado interno, geraram efeitos colaterais significativos na moda. Tanto a indústria tradicional quanto a moda circular lidam com aumentos de custos e retração no consumo. Em meio a essa instabilidade, a moda circular ainda é relevante, mas precisa de apoio para alcançar seu potencial transformador.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tragédia em lixão completa 1 mês com rio ainda completamente poluído

No dia 18 de junho, uma montanha de resíduos desabou no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), provocando uma tragédia ambiental que...

“Maníaco do Del Lago” aterrorizou região do DF com dezenas de roubos

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um importante passo para restaurar a segurança da...

Eduardo Bolsonaro debocha com foto de Moraes usando orelha do Mickey

Na noite de 18 de julho, Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado pelo PL-SP, provocou polêmica ao compartilhar uma imagem satírica do ministro Alexandre...