Trump pode aceitar avião de luxo do Catar como novo Air Force One

Publicado:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode receber um Boeing 747-800 da família real do Catar para ser o novo Air Force One, segundo informações de veículos de imprensa, como a ABC News. Avaliado em cerca de US$ 400 milhões, a aeronave foi chamada de “palácio no céu”. A doação deve ser anunciada durante a viagem de Trump ao Oriente Médio, que inclui uma parada no Catar.

O modelo pretende substituir os atuais Boeing 747-200B, utilizados desde 1990, que são considerados obsoletos e custosos de manter. Além disso, há planos para a aeronave continuar em uso após o término do mandato, com a propriedade transferida da Força Aérea dos EUA para uma futura fundação presidencial de Trump.

Contudo, essa doação levanta questões jurídicas, visto que a Constituição proíbe autoridades de aceitarem presentes de governos estrangeiros sem a aprovação do Congresso. O Departamento de Justiça, no entanto, acredita que a doação não seria ilegal, já que seria destinada à Força Aérea e não a Trump pessoalmente.

O governo do Catar negou a informação, com o porta-voz da embaixada, Ali al Ansari, afirmando que a transferência está em discussão entre os Ministérios da Defesa, mas nenhuma decisão foi tomada até o momento. A Casa Branca não se manifestou sobre o assunto.

A Boeing enfrenta atrasos na entrega de dois aviões encomendados para uso presidencial, levando Trump a sugerir em fevereiro que o novo Air Force One poderia vir “de outro país”. A empresa L3Harris já foi contratada para adequar o avião do Catar aos padrões exigidos pela presidência dos Estados Unidos.

O que você acha dessa possível doação? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel autoriza lançamentos de ajuda e envia comida por paraquedas à Gaza, onde crise por fome se agrava

Em uma ação que reflete a urgência da crise humanitária na Faixa de Gaza, Israel anunciou recentemente o lançamento de ajuda humanitária por...

Gwyneth Paltrow vira ‘porta-voz muito temporária’ de empresa após flagra de ex-CEO em show do Coldplay

Gwyneth Paltrow surgiu como a "porta-voz muito temporária" da Astronomer, em meio a um turbulento escândalo envolvendo o ex-CEO da empresa, Andy Byron,...

Trump diz que está falando com dirigentes do Camboja e da Tailândia sobre cessar-fogo

Em meio a intensos combates na fronteira entre Tailândia e Camboja, que resultaram em 33 mortos, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou...