A Bahia ganhou um novo significado para Seu Jorge. Após uma experiência de reconexão com suas raízes, o cantor valorizou ainda mais o estado, que sempre foi parte de sua trajetória profissional.
Durante sua participação no ‘Conversa com Bial’, ele compartilhou detalhes sobre o projeto ‘Baile à La Baiana’, que reflete a essência da Bahia através de suas letras, ritmos e colaborações com artistas como Magary Lord e Peu Meurrey.
Seu Jorge expressou que a redescoberta da cultura baiana o levou a criar essa obra. “A Bahia representa uma negritude que eu desconhecia, é diferente estar em Salvador, onde 87% da população é como você. A cidade reflete seus sentimentos e sua história”, explicou.
Inspirado por elementos que compõem a identidade baiana, o cantor visa mostrar ao Brasil a riqueza cultural da região.
“Instituições como o Gantois, o Terreiro do Bogum, o Ilê Axé Opô Afonjá, e figuras icônicas como Carlinhos Brown e Mãe Menininha do Gantois me inspiraram. Eu queria criar um álbum que fosse um convite: ‘Bahia chama o Brasil para dançar’.”, destacou.
A conexão de Seu Jorge com a Bahia resultou na aprovação, em agosto de 2024, do título de Cidadão da Cidade do Salvador, uma proposta da vereadora Cris Correia (PSDB).
A justificativa mencionou o projeto de Seu Jorge e seu empenho em promover a cultura, a arte, e a memória ancestral da Bahia globalmente.
Comentários Facebook