PF mira rede de lavagem de propina em nova fase de operação sobre venda de sentenças no STJ

Publicado:

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13), a 5ª fase da Operação Sisamnes, voltada a um suposto esquema de venda de sentenças no STJ (Superior Tribunal de Justiça), envolvendo servidores públicos.

O intuito é aprofundar as investigações sobre lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, mercado de câmbio clandestino, evasão de divisas e organização criminosa.

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou 11 mandados de busca e apreensão, bloqueio de bens somando cerca de R$ 20 milhões e a proibição dos investigados de deixarem o país, com a apreensão de passaportes.

A PF revelou que uma rede financeira-empresarial foi criada para ocultar a origem ilícita das propinas que garantiram decisões judiciais no STJ, visando romper a conexão direta entre os corruptores e os servidores corrompidos.

Em novembro de 2024, a operação já havia cumprido 23 mandados de busca e um de prisão, abrangendo advogados, lobistas e magistrados suspeitos de vender decisões judiciais.

Os alvos incluíam desembargadores do TJ-MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) e assessores dos ministros do STJ, além de um lobista identificado como Andreson de Oliveira Gonçalves, intermediário entre advogados e servidores públicos.

Como você vê a evolução deste caso? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rubio receberá Vieira em Washington para discutir tarifas nesta quinta

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, vai se encontrar com o ministro das Relações Exteriores do...

Epstein escreveu que Trump sabia de abusos sexuais, mas não participava

Novos documentos divulgados pelo Comitê de Supervisão da Câmara dos Estados Unidos revelam que Donald Trump tinha conhecimento sobre os abusos sexuais de...

Trump sanciona lei que encerra shutdown mais longo da história dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na madrugada de quinta-feira, 13 de novembro, o projeto de lei que assegura o financiamento...