Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Publicado:

Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda sul-americana, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira (13). Ele lutava contra um câncer de esôfago, diagnosticado no início de 2024, e havia recentemente ingressado em cuidados paliativos.

A morte de Mujica foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

“É com tristeza que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Sentiremos muito a sua falta. Obrigado por tudo que nos deu e pelo seu amor pelo povo”, disse em nota.

Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e tornou-se uma figura icônica da esquerda latino-americana, conhecido por seu estilo de vida simples e retórica anticonsumista. No início deste ano, ele revelou que a doença havia progredido e que não continuaria com o tratamento convencional.

Na segunda (12), sua esposa, a ex-vice-presidente Lúcia Topolanski, informou que ele estava em cuidados paliativos, com o câncer em estado terminal.

A delicada condição de Mujica o impossibilitou de participar das recentes eleições regionais no Uruguai, onde a esquerda mantivera o poder em Montevidéu. Lúcia explicou que a viagem seria muito desgastante e recomendada pelos médicos que ele permanecesse em repouso.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo ‘Dez de Paus’ do baralho do crime da SSP é apontado como responsável por envio de drogas de SP para a Bahia

Cristiano Melo dos Santos, mais conhecido como ‘Camisa 11’ ou ‘Tatai’, ganhou notoriedade ao ser elevado ao status de novo ‘Dez de Paus’...

Homem é condenado à prisão após pagar pizza com dinheiro falso

Na tranquila cidade de Nova Esperança, Paraná, um vendedor de 34 anos viveu uma reviravolta inesperada em sua vida. Em 29 de abril...

Motorista da prefeitura de Itabela é morto dentro de casa em Monte Pascoal

Na manhã desta quinta-feira (31), um trágico incidente chocou a comunidade de Itabela. Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, um motorista da...