Jovem Pan


>

Notícias


>

Economia


>
Celac e China assinam plano de cooperação mútua em diversos setores econômicos, diz Itamaraty

A China se comprometeu a enviar fundos de crédito estimados em 66 bilhões de yuans, equivalente a R$ 51 bilhões, para os países que integram a cúpula.

  • 13/05/2025 22h12

Ricardo Stuckert / PR

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Sessão de abertura do IV Fórum CELAC-China. China National Convention Center II, Pequim - China.

Os países se comprometeram a coordenar ações para aprofundar a cooperação financeira entre a China e a Celac.

A Cúpula de Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e a China firmaram um plano de ação em reunião recente em Pequim. O Itamaraty divulgou detalhes do acordo que inclui a cooperação em setores como saúde, infraestrutura, agropecuária, indústria sustentável, tecnologia da informação, energia, cinema e telecomunicações. Os países também se uniram para promover a inovação científica e tecnológica.

Além disso, a parceria abrange o combate às mudanças climáticas e a crimes como terrorismo e tráfico. Eles também planejam organizar uma oficina sobre a erradicação da pobreza.

A China se comprometeu a fornecer créditos de 66 bilhões de yuans e oferecer 3,5 mil bolsas de estudo, além de 10 mil oportunidades de treinamento entre 2025 e 2027.

  • BlueSky

  • Tags:
  • brasil, celac, china, Lula, trump, xi jinping