Justiça condena prefeitura de Itabuna e Estado por crime ambiental devido a acúmulo de planta aquática

Publicado:

Devido à proliferação das baronesas, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Itabuna condenou a prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Companhia de Engenharia Rural Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a uma multa de R$ 100 mil cada, destinada à recuperação da Bacia do Rio Cachoeira, conforme plano a ser elaborado por órgãos ambientais. A decisão, do juiz Júlio Gonçalves da Silva Júnior, atendeu a uma ação do Instituto Nossa Ilhéus e do Grupo Amigos da Praia.

A sentença determina que a prefeitura deve se abster de usar retroescavadeiras ou equipamentos semelhantes para manipular as baronesas ao redor das pontes do São Caetano e Marabá, sem licenciamento ambiental. Além disso, a administração local precisa implementar, em até 90 dias, um plano de manejo para a remoção e destinação adequada das plantas.

As baronesas devem ser separadas dos resíduos sólidos inorgânicos, com esses últimos sendo levados para reciclagem. Enquanto o plano definitivo não estiver em vigor, a prefeitura deverá realizar um manejo emergencial das plantas acumuladas, utilizando métodos mecânicos ou manuais para sua remoção.

O juiz também determinou um prazo de 180 dias para ações do Estado, focadas no Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, que visa o controle da poluição hídrica. Essa iniciativa, segundo o magistrado, existe desde 2017, mas não foi efetivada.

Adicionalmente, o governo baiano deve exercer efetivamente o poder de polícia ambiental e fiscalizar o lançamento de efluentes nos cursos d’água da Bacia do Rio Cachoeira. O Plano Integrado de Gestão de Macrófitas Aquáticas deverá ser elaborado em 120 dias, envolvendo ações coordenadas para prevenção, controle e manejo das baronesas.

O que você acha das decisões tomadas pela Justiça nesse caso? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Poliana Rocha revela que devolveu garoto adotado na Bahia por Leonardo: “Ficava deitado no sofá, não fazia nada”

Uma polêmica tomou conta das redes sociais após Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, compartilhar detalhes de uma adoção temporária em...

Mulher é presa no interior baiano suspeita de aplicar golpes com falsos trabalhos espirituais

Uma mulher de 50 anos foi detida em flagrante em Euclides da Cunha, na Bahia, acusada de aplicar golpes de estelionato através de...

Homem morre em UPA de Feira e polícia apura suspeita de intoxicação por metanol, diz site

Um homem de 56 anos, Marcos Evandro Santana da Costa, faleceu na madrugada de sexta-feira, 3, após ser levado à Unidade de Pronto...