Jovem Pan > Notícias > Economia > Polícia Federal cumpre mandados judiciais em investigação que apura fraudes no INSS

Objetivo desta fase da Operação Sem Desconto é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas, suspeito de ter adquirido veículos de alto valor com recursos dos beneficiários

  • da Redação
  • 14/05/2025 10h16

Divulgação Polícia Federal

Polícia Federal cumpre mandados judiciais em investigação que apura fraudes no INSS

Mandados judiciais são cumpridos pela PF na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo

A Polícia Federal (PF) iniciou uma operação em Presidente Prudente, São Paulo, chamada Sem Desconto, investigando fraudes em descontos indevidos de aposentadorias e pensões. A operação foca em sindicatos e servidores públicos supostamente envolvidos em um esquema gerador de cobranças irregulares totalizando R$ 6,3 bilhões, resultando no afastamento do presidente do INSS.

Nesta quarta-feira (14), a PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão. Os mandados judiciais autorizados pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do DF foram executados em Presidente Prudente/SP. Esta fase busca esclarecer a atuação de um operador financeiro suspeito de ter adquirido veículos de luxo com recursos provenientes das fraudes.

O afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi consequência direta do escândalo, que também culminou na saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi. A PF destacou a inação do INSS diante de vários alertas e denúncias sobre as fraudes, que incluíam descontos não autorizados.

  • BlueSky

  • Tags:
  • Aposentadorias, dois mandados, investiga fraudes, Operação Sem Desconto, polícia federal, R$ 6.3 bilhões