MP-BA instaura procedimento para apurar a morte do guia turístico morto em operação em Caraíva

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um Procedimento Investigativo Criminal (PIC) para investigar a morte do guia turístico Victor Cerqueira Santos Santana, de 28 anos, durante uma operação da Polícia Militar em Caraíva no último sábado (10).

A operação também resultou na morte de Davisson Sampaio dos Santos, de 23 anos, associado à facção criminosa “Anjos da Morte” (ADM). No entanto, a família de Victor e a comunidade local negam qualquer envolvimento dele com o crime.

Conhecido como “Vitinho de Luzia”, Victor trabalhava em uma pousada e foi abordado pela polícia enquanto buscava hóspedes. Testemunhas relataram que ele foi levado descalço e algemado, apresentando sinais de violência ao ser encontrado. Seu corpo apresentava fraturas e ferimentos que sugerem tortura.

Uma das linhas de investigação considera que Victor pode ter sido confundido com um criminoso foragido com nome semelhante. Victor não tinha antecedentes criminais e havia registrado uma ocorrência por racismo dias antes de sua morte.

A comunidade de Caraíva protestou exigindo justiça. A família de Victor pediu uma investigação independente e responsabilização pelos fatos, afirmando que o que aconteceu foi uma execução e não uma operação policial legítima.

O MP-BA afirmou que acompanhará as investigações sobre a operação policial que tirou a vida de Victor.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que está investigando o caso como procedimento padrão após mortes em confrontos. Em nota, explicaram que a operação visava prender suspeitos envolvidos em atividades ilícitas e que, durante o confronto, duas pessoas foram atingidas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senado aprova ProfiMed e avança em nova regra para exercício da medicina no Brasil

Em meio a debates acalorados e forte mobilização de entidades médicas, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), o...

Valorização imobiliária dispara na Praia da Espera após selo Bandeira Azul

A Praia da Espera, em Itacimirim (BA), é uma das quatro praias baianas certificadas com o Selo Bandeira Azul, e vem se destacando...

Mãe é presa após ferir filho de 6 anos por medo infundado de abuso contra bebê; caso ocorreu em Santaluz

Uma jovem de 19 anos foi presa nesta quarta-feira, em Santaluz, cidade da região sisaleira, acusada de ferir o filho, de apenas seis...