MP-BA instaura procedimento para apurar a morte do guia turístico morto em operação em Caraíva

Publicado:

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um Procedimento Investigativo Criminal (PIC) para investigar a morte do guia turístico Victor Cerqueira Santos Santana, de 28 anos, durante uma operação da Polícia Militar em Caraíva no último sábado (10).

A operação também resultou na morte de Davisson Sampaio dos Santos, de 23 anos, associado à facção criminosa “Anjos da Morte” (ADM). No entanto, a família de Victor e a comunidade local negam qualquer envolvimento dele com o crime.

Conhecido como “Vitinho de Luzia”, Victor trabalhava em uma pousada e foi abordado pela polícia enquanto buscava hóspedes. Testemunhas relataram que ele foi levado descalço e algemado, apresentando sinais de violência ao ser encontrado. Seu corpo apresentava fraturas e ferimentos que sugerem tortura.

Uma das linhas de investigação considera que Victor pode ter sido confundido com um criminoso foragido com nome semelhante. Victor não tinha antecedentes criminais e havia registrado uma ocorrência por racismo dias antes de sua morte.

A comunidade de Caraíva protestou exigindo justiça. A família de Victor pediu uma investigação independente e responsabilização pelos fatos, afirmando que o que aconteceu foi uma execução e não uma operação policial legítima.

O MP-BA afirmou que acompanhará as investigações sobre a operação policial que tirou a vida de Victor.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que está investigando o caso como procedimento padrão após mortes em confrontos. Em nota, explicaram que a operação visava prender suspeitos envolvidos em atividades ilícitas e que, durante o confronto, duas pessoas foram atingidas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Possível suspensão de mineradora de vanádio mobiliza vereadores de cidade baiana

Os vereadores de Maracás, localizada no Vale do Jiquiriçá, estão em alerta diante da possível suspensão das atividades da Largo Brasil, uma...

Documentário “Entre a Caneta e o Poder” celebra pioneiras do jornalismo feminino na Bahia

Em um período marcado pela censura e repressão da ditadura militar, o documentário “Entre a Caneta e o Poder: Mulheres no Jornalismo da...

Lula anuncia criação de universidade na Bahia com nome em homenagem a Dona Canô

Na última quinta-feira, 9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou um dos novos planos do governo: a criação de uma universidade...