Opinião: Vá com Deus, ViaBahia! Que a próxima concessionária compense a via crucis dos baianos

Publicado:

Após 16 anos de dramas nas BRs 116 e 324, chega ao fim a concessão da ViaBahia, deixando um legado negativo. O saldo é alarmante: quase R$ 1 bilhão de dinheiro público desperdiçado, além dos valores exorbitantes pagos em pedágios. As promessas de melhorias e duplicações se mostraram vazias, com apenas 30% do que foi prometido em investimentos realmente executado, enquanto os lucros fluíam para empresários distantes da realidade local.

A insatisfação com a ViaBahia cresceu tanto que a empresa tornou-se uma espécie de inquilina indesejada na vida dos baianos. A pressão política só começou a ser sentida quando a situação se tornou insustentável. O discurso sobre o desequilíbrio financeiro se tornou apenas uma desculpa para justificar a pilhagem de recursos que, agora, não voltarão mais aos cofres públicos.

A partir desta quinta-feira (15), a ViaBahia não estará mais a dominar as rodovias, mas isso não garante que os problemas acabaram. No curto prazo, não haverá cobrança de pedágio, com o DNIT assumindo a responsabilidade temporariamente. Entretanto, à vista de outras rodovias federais na Bahia que não têm concessão, a qualidade ainda poderá ser insatisfatória.

Enquanto aguardamos uma nova concessionária que tome os rumos corretos, é necessário que a sociedade civil se mantenha atenta. Audiências públicas, que frequentemente não trazem benefícios reais, precisam ser acompanhadas para que a nova administração cumpra as promessas esquecidas. O desafio persiste, e a mudança na administração não garante que os problemas do passado não se repitam.

Vá com Deus, ViaBahia! O amor nunca esteve aqui. O verdadeiro impacto nas estradas dependerá da próxima escolha a ser feita.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embasa desativa mais de 380 “gatos” de água em Serrinha e Riachão; uma ligação abastecia 12 casas e criatório de peixes

Na região sisaleira da Bahia, a Embasa desativou mais de 380 ligações clandestinas de água apenas no primeiro semestre deste ano. As operações...

Capela do Alto Alegre firma acordo com MP para implementação de política de segurança pública no município

Na última quinta-feira, 17, Capela do Alto Alegre deu um passo decisivo em direção à segurança pública ao firmar um Termo de Ajustamento...

TRE-BA reverte decisão e valida candidaturas femininas do União Brasil em Santo Estevão

Em uma decisão marcante, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) reverteu, com 6 votos a 1, a sentença que havia invalidado as...