Gripe aviária matou 38 cisnes e patos em zoológico do RS

Publicado:

Na manhã desta sexta-feira (16/5), o governo do Rio Grande do Sul confirmou que 38 cisnes e patos do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul morreram devido à gripe aviária. Este evento se soma a um caso detectado em uma granja em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Agricultura do RS, que indicou o fechamento do zoológico sem previsão de reabertura. A equipe técnica relatou mortes súbitas entre as aves, que não apresentaram sintomas evidentes. Monitoramentos continuam sendo realizados nas demais aves do parque.

“Nós temos o resultado [para gripe aviária]. O diagnóstico já identificou o vírus, agora temos outros exames complementares para fazer sequenciamento do vírus como um todo. Temos dois focos de influenza aviária, como o H5N1 no zoológico, e na granja do Rio Grande do Sul. Temos dois casos confirmados”, explicou Ananda Kowalski, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Na quinta-feira (15/5), um caso foi identificado em uma granja comercial em Montenegro, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Para responder à situação, o ministro Carlos Fávaro decretou um estado de emergência zoossanitária de 60 dias para o município, com suspensão de exportações do RS.

O Serviço Veterinário Oficial do RS (SVO-RS) assegura que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro, pois a doença não se transmite dessa forma. A população não precisa evitar esses alimentos.

China e UE suspendem compra de frango

O ministro também comentou que a China e a União Europeia (UE) interromperam a compra de carne de frango brasileiro por 60 dias. Ele destacou a robustez do sistema brasileiro em controlar a situação, mas admitiu que as restrições comerciais estão limitadas à área afetada.

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reiterou que a gripe aviária “não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-delegado assassinado em SP era considerado inimigo n° 1 do PCC

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos, foi executado a tiros na noite de segunda-feira, 15...

O craque fantasma: traficante que se infiltrou no futebol para fugir da lei

O traficante Sebastián Marset construiu uma carreira criminal baseada na capacidade de se transformar em quem fosse necessário. Como líder do Primeiro Cartel...

Estatal manda demitir funcionário que gritou “sem anistia” a Tarcísio

Ivan Paixão, professor e economista de 40 anos, foi demitido na segunda-feira, dia 8 de setembro, de uma consultoria vinculada à Companhia de...