Ministério Público do RJ inicia campanha para monitorar estádios contra torcedores racistas, homofóbicos e xenófobos

Publicado:




wpr20250403007

O Ministério Público do Rio de Janeiro lançou a campanha “Estamos Vigilantes” para combater atos discriminatórios em estádios de futebol. O foco é coibir manifestações racistas, xenófobas e homofóbicas em competições da Conmebol, como a Sul-Americana e a Libertadores. Promotores estarão presentes nos jogos, monitorando a situação tanto presencialmente quanto por meio de câmeras de segurança, para identificar comportamentos preconceituosos.

A ação é uma resposta a incidentes frequentes de discriminação, como ofensas contra os brasileiros por torcedores sul-americanos. O MP incentiva os torcedores a denunciarem atitudes discriminatórias à Polícia Militar, segurança privada e promotores presentes, visando a criação de um ambiente mais seguro e respeitoso.

Um caso recente que ilustra a necessidade dessa campanha foi o ocorrido com o jogador boliviano Miguelito, do América-MG, que foi detido por injúria racial contra um jogador do Operário-PR. Esse incidente destaca a urgência de medidas eficazes para prevenir e punir atitudes discriminatórias. A campanha “Estamos Vigilantes” espera evitar a repetição de casos semelhantes, utilizando tecnologia e a colaboração dos torcedores para identificar infratores.

Participe da discussão nos comentários! O que você acha dessa iniciativa?


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória amarga marca de único time sem vencer fora na Série A 2025

O desempenho do Vitória como visitante no Campeonato Brasileiro tem sido preocupante. Após 27 jogos, o Leão...

Filme repetido: Gols nos minutos finais custam 11 pontos ao Vitória na Série A

A recente derrota para o Vasco, no último domingo, reacendeu uma das frustrações mais recorrentes entre os torcedores do Vitória: a dificuldade do...

Ex-vereador que causou acidente com morte em Feira tem prisão decretada; juíza ainda mandou recolher arma

O ex-vereador de Feira de Santana, Paulão do Caldeirão, teve sua prisão em flagrante convertida em preventiva nesta terça-feira, 7. A decisão foi...