Semur promove ações para garantia de direitos da população LGBT

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado neste sábado (17), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), intensifica seus esforços para promover os direitos da população LGBT+. Desde a formalização do Programa de Combate à LGBTfobia Institucional em 2020, ações de celebração, sensibilização e formação vêm sendo implementadas para conscientizar a sociedade sobre a discriminação e violência enfrentadas por essa comunidade.

A data é emblemática, pois marca a retirada da homossexualidade do Código Internacional de Doenças da OMS em 1990. Para dar continuidade a essas iniciativas, a Semur, responsável pelo Centro de Referência LGBT+ Vida Bruno, localizado no Rio Vermelho, anunciou a realização da 2ª Conferência Municipal de Políticas e Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+, nos dias 22 e 23 deste mês, a partir das 8h, no Hotel Fiesta. O evento contará com a participação de representantes de todas as regiões da cidade, e as inscrições estão abertas no site oficial.

Outro momento significativo ocorrerá no dia 20, às 14h30, no Auditório Makota Valdina, no Arquivo Público Municipal. A Semur lançará o calendário das Paradas LGBT deste ano, que contará com a presença de lideranças comunitárias, organizadores, representantes do poder público e ativistas. Até agora, já estão programadas 57 paradas, abrangendo diversos bairros, com destaque para a 22ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, agendada para 14 de setembro de 2025, no coração da capital.

Léo Kret do Brasil, mulher trans e diretora-geral de Políticas Públicas LGBT da Semur, enfatiza a importância da representatividade. “A luta por empregabilidade é essencial. Quando pessoas, especialmente as trans, nos veem em posições de destaque, isso as inspira. Apesar dos avanços, a diversidade nas posições de liderança ainda é uma exceção que precisa ser acompanhada de políticas sérias de proteção”, comenta.

O programa também se destaca na capacitação de servidores públicos, promovendo ambientes inclusivos. Em 2024, mais de 1,8 mil servidores participaram de ações educativas, palestras e encontros em diversas secretarias, reforçando o compromisso da administração em construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Você está pronto para fazer parte dessa mudança? Compartilhe suas experiências e ideias nos comentários e vamos juntos promover a igualdade!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segunda atração do Virada Salvador, Claudia Leitte evita perguntas da imprensa, mas deixa mensagem de paz antes de subir ao palco

Poucos minutos antes de subir ao palco do Festival Virada Salvador, Claudia Leitte optou pelo silêncio diante das perguntas da imprensa. Escalada como...

“Grau”: PM apreende 14 motocicletas durante ação contra manobras perigosas em Jacobina

Operação do 29º Batalhão da Polícia Militar, realizada em Jacobina, cidade da região do Piemonte da Diamantina, teve o objetivo de coibir as...

Homem desaparece em praia de Ilhéus ao tentar salvar filho e sobrinho de afogamento

Um homem de 43 anos desapareceu na tarde deste domingo (28) após tentar salvar o filho de 10 anos e o sobrinho de...