Gilmar Mendes deve confrontar clubes da Série A com eleição na CBF

Publicado:

A eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o dia 26 de maio, traz à tona um entrave importante que envolve o ministro do STF, Gilmar Mendes, e os clubes da Série A do Brasileirão. Mendes tem se mostrado um dos protagonistas desta trama ao apoiar a candidatura de Samir Xaud, atual presidente da Federação de Futebol de Roraima. Em contrapartida, os principais clubes do país manifestaram, em uma nota conjunta, apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), com apenas quatro clubes se abstendo dessa movimentação.

Essa disputa se intensificou após a decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues do comando da CBF. Fernando Sarney, nomeado interventor judicial, ficou encarregado de organizar a eleição e estipulou um prazo para o registro das chapas entre 18 e 20 de maio, com a posse do novo presidente prevista para o dia seguinte, com mandato até 24 de maio de 2029.

Samir Xaud conta com o apoio de 19 das 27 federações estaduais e do próprio interventor. Mendes, que é relator no STF da ação que questiona a saída de Ednaldo, sugere Xaud como uma alternativa às lideranças existentes nas federações. No entanto, a expectativa é de que a Justiça mantenha a decisão de afastamento.

A atuação de Mendes no processo eleitoral da CBF teve um destaque significativo após a liminar concedida em janeiro de 2024, que devolvia Ednaldo ao cargo, mas foi rapidamente anulada. Mendes, em entrevista ao UOL, negou conflitos de interesse, apesar de um contrato entre a CBF e o IDP, instituto do qual é sócio, ter sido revelado.

Entretanto, Xaud enfrenta resistência. No mesmo dia do anúncio do apoio a Reinaldo Carneiro Bastos, 32 agremiações das Séries A e B, incluindo representantes dos blocos Libra e Lig forte União, se reuniram virtualmente para reforçar sua posição. Essas ligas foram formadas com o intuito de negociar coletivamente os direitos de transmissão e outras receitas, visando a criação de uma liga independente para o Campeonato Brasileiro.

Com o estatuto da CBF exigindo que as chapas contem com pelo menos o apoio de 8 federações e 5 clubes, a pressão sobre Gilmar Mendes e a necessidade de diálogo se intensificam. A eleição, que ocorrerá na sede da CBF no Rio de Janeiro, promete ser um verdadeiro embate de interesses.

Recentemente, Xaud pediu o adiamento da eleição para coincidir com a apresentação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira, solicitação que ainda está sendo analisada pelo interventor. O clima está tenso e as articulações prometem evoluir a cada dia. Qual o seu palpite para essa eleição? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Halter exalta empate com Mirassol e vê evolução do Vitória

Em uma noite intensa no Estádio Campos Maia, o Vitória garantiu um ponto valioso ao empatar em 1 a 1 com o Mirassol,...

Lore Improta encanta com homenagem aos avós de Liz: ‘Abençoados’

Neste Dia dos Avós, Lore Improta não deixou passar a oportunidade de expressar seu amor e gratidão aos avós de sua filha, Liz....

Senadores brasileiros chegam aos EUA para tentar negociar tarifaço

No último sábado, uma equipe de senadores brasileiros desembarcou nos Estados Unidos com um objetivo claro: evitar o impacto devastador do tarifaço imposto...