Instituto de Identificação Pedro Mello emite novo RG para comunidades Quilombolas e de Povos Originários.

Publicado:

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), em uma ação inovadora, esteve presente na Caravana de Direitos Humanos, realizada entre os dias 13 e 16 de maio nos distritos de Taboquinhas e Olivença, em Itacaré e Ilhéus, respectivamente. Esta iniciativa, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com a colaboração de diversos órgãos, levou serviços de documentação civil e auxílio administrativo diretamente às comunidades.

Durante a ação, 440 pessoas tiveram a oportunidade de emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente entre as comunidades quilombolas e os povos originários do litoral sul da Bahia. Este evento se tornou histórico, pois pela primeira vez, indígenas da etnia Tupimambá puderam incluir sua identidade étnica em seus documentos, reforçando o vínculo com a sua cultura ancestral.

Antônio Sande, Coordenador de Identificação Civil do IIPM, ressaltou: “Esta ação reforça o braço da cidadania da Polícia Técnica, garantindo a todo cidadão baiano o pleno exercício de seus direitos.” Além de atender à demanda de emissão de documentos, o IIPM também promoveu diálogos com instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública, visando uma melhor implementação da Política Nacional de Busca de Pessoa Desaparecidas.

Esta é a Polícia Científica atuando de forma proativa, promovendo cidadania e garantias de direitos para as comunidades que mais necessitam. Queremos saber sua opinião: como você vê a importância de ações como essa nas comunidades? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Influenciador de 20 anos morre após bater carro contra árvore

Alex Luan dos Santos Pereira, conhecido como Valioso, faleceu no último...

Alô Juca divulga foto do Deputado Binho Galinha preso

O site Alô Juca publicou, neste sábado, a primeira imagem do deputado estadual Binho Galinha (PRD) na prisão. O parlamentar entregou-se ao Ministério...

Cientistas identificam área do cérebro que se degrada com Alzheimer

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, estão desvendando por que pessoas mais velhas podem se sentir desorientadas em ambientes que conhecem...