Getty Images

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células desse órgão vital. Inicialmente assintomática, essa condição pode evoluir para doenças sérias, como hepatite gordurosa, fibrose e cirrose.
Embora alarmante, a boa notícia é que, na maioria dos casos, a esteatose é reversível. Mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, redução de peso e a prática de exercícios físicos, são fundamentais para o tratamento eficaz.
Conforme ressalta o cirurgião gástrico Adolfo Cezar Rodrigues Chang, do Hospital Evangélico de Sorocaba, o principal fator que contribui para essa condição é o desequilíbrio entre a alimentação e a atividade física. “Seja ela de origem alcoólica ou não, a gordura no fígado pode resultar em inflamação e, eventualmente, em cirrose hepática”, explica.
“A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações futuras e promover uma vida saudável”, complementa o especialista.
Você tem preocupações sobre a saúde do seu fígado? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários. Juntos, podemos aprender mais sobre como cuidar do nosso corpo!
“`
Comentários Facebook