Veja as causas e o tratamento para a gordura no fígado

Publicado:

Getty Images

Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles
1 de 1 Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles – Foto: Getty Images

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células desse órgão vital. Inicialmente assintomática, essa condição pode evoluir para doenças sérias, como hepatite gordurosa, fibrose e cirrose.

Embora alarmante, a boa notícia é que, na maioria dos casos, a esteatose é reversível. Mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, redução de peso e a prática de exercícios físicos, são fundamentais para o tratamento eficaz.

Conforme ressalta o cirurgião gástrico Adolfo Cezar Rodrigues Chang, do Hospital Evangélico de Sorocaba, o principal fator que contribui para essa condição é o desequilíbrio entre a alimentação e a atividade física. “Seja ela de origem alcoólica ou não, a gordura no fígado pode resultar em inflamação e, eventualmente, em cirrose hepática”, explica.

“A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações futuras e promover uma vida saudável”, complementa o especialista.

Você tem preocupações sobre a saúde do seu fígado? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários. Juntos, podemos aprender mais sobre como cuidar do nosso corpo!

“`

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marinha autoriza mulheres a operarem submarinos e se qualificarem em Operações Especiais

A Marinha do Brasil fez importantes atualizações em suas normas internas, permitindo que mulheres operem submarinos, realizem mergulhos e recebam formação em Operações...

MPSP investiga Janaina Paschoal por postagem sobre preservativos e HIV

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito civil contra a vereadora Janaina Paschoal (PP). O motivo? Uma postagem em que...

VÍDEO: Moradores voltam a fazer protestos nas ruas de São Marcos, em Salvador

Moradores do bairro de São Marcos voltaram a se manifestar na região do Coroado na noite de sexta-feira (3). Os protestos começaram no...