Veja as causas e o tratamento para a gordura no fígado

Publicado:

Getty Images

Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles
1 de 1 Ilustração de fígado inflamado. Metrópoles – Foto: Getty Images

A gordura no fígado, conhecida como esteatose hepática, é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células desse órgão vital. Inicialmente assintomática, essa condição pode evoluir para doenças sérias, como hepatite gordurosa, fibrose e cirrose.

Embora alarmante, a boa notícia é que, na maioria dos casos, a esteatose é reversível. Mudanças no estilo de vida, como uma alimentação equilibrada, redução de peso e a prática de exercícios físicos, são fundamentais para o tratamento eficaz.

Conforme ressalta o cirurgião gástrico Adolfo Cezar Rodrigues Chang, do Hospital Evangélico de Sorocaba, o principal fator que contribui para essa condição é o desequilíbrio entre a alimentação e a atividade física. “Seja ela de origem alcoólica ou não, a gordura no fígado pode resultar em inflamação e, eventualmente, em cirrose hepática”, explica.

“A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações futuras e promover uma vida saudável”, complementa o especialista.

Você tem preocupações sobre a saúde do seu fígado? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários. Juntos, podemos aprender mais sobre como cuidar do nosso corpo!

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carioca, Preta Gil manteve conexão com a Bahia durante a vida

Preta Maria Gadelha Gil Moreira, embora nascida carioca em 8 de agosto de 1974, sempre carregou dentro de si uma forte conexão com...

Veja fotos da cobertura de Faustão à venda por valor milionário em SP

No coração do Jardim Europa, um dos bairros mais nobres de São Paulo, a cobertura do icônico apresentador Fausto Silva está disponível para...

PM passa orientações por telefone, e pai salva bebê engasgada. Ouça

Em uma situação de emergência, um pai acabou se tornando herói ao salvar sua filha de apenas um mês que havia se engasgado....