‘Canadá está em um momento crítico’, diz primeiro-ministro durante cerimônia de posse

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã de 22 de maio de 2025, Ottawa se encheu de expectativa durante a cerimônia de posse de Mark Carney como primeiro-ministro do Canadá. O cenário era solene, e Carney, com um compromisso firme e um olhar determinado, proclamou que o país “está em um momento crítico”. Após prestar juramento de lealdade ao rei Charles III, monarca do Reino Unido e, por extensão, do Canadá, Carney realçou que esse compromisso representava, acima de tudo, sua lealdade ao povo canadense.

A formalidade foi envolta em um clima leve, onde Carney incentivou a captura do momento com fotos, sinalizando seu desejo de tornar aquela experiência ainda mais memorável. Com uma trajetória notável como economista — e uma vitória eleitoral relativamente recente, conquistada em 28 de abril — Carney estava prestes a liderar o país em tempos desafiadores.

Sua posse se dá em um contexto histórico, já que poucos dias depois, Charles III e a rainha Camilla desembarcarão em Ottawa para a abertura oficial da nova sessão do Parlamento canadense. Neste evento, o monarca se prepara para ler o tradicional Discurso do Trono, uma oportunidade vital para delinear as diretrizes do governo Carney e reafirmar o sistema constitucional do Canadá diante de pressões externas, especialmente em relação às ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump.

Essa visita real marca um momento significativo na história canadense; a última vez em que o Discurso do Trono foi apresentado pelo monarca britânico foi em 1977. A intenção por trás dessa apresentação é clara: fortalecer a soberania do Canadá e destacar a união constitucional entre os dois países em um momento de incerteza política.

E você, o que acha desse novo capítulo da política canadense? Deixe seu comentário e compartilhe sua visão sobre os desafios que Carney enfrentará à frente do país!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chile vai às urnas neste domingo; candidato de direita é favorito

Neste domingo (14), os chilenos vão às urnas para eleger o próximo presidente. O favorito é o líder ultradireitista José Antonio Kast, do...

Israel anuncia morte de chefe de produção de armas do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, neste sábado, a morte de Raed Saad, identificado como chefe do quartel-general de produção de...

Ataque a tiros em Universidade nos EUA deixa dois mortos e oito feridos

Polícia de Providence, capital de Rhode Island, confirmou que a Brown University, uma das instituições mais renomadas do país, ficou em lockdown no...