‘Seguimos negociando’ sobre tarifas, diz Sheinbaum após telefonema com Trump

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na manhã do dia 22 de maio, durante uma coletiva de imprensa, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, revelou que as negociações com os Estados Unidos sobre tarifas comerciais continuam em andamento. A afirmação foi feita após um telefonema com o ex-presidente americano, Donald Trump. O México, que tem 80% de suas exportações dirigidas ao mercado americano, é particularmente vulnerável às tarifas aduaneiras, tornando essas conversas essenciais para a economia mexicana. “Estamos dialogando sobre questões comerciais, mantendo uma boa relação e comunicação”, declarou Sheinbaum, evitando expandir os detalhes do telefonema até que um acordo seja alcançado.

Sheinbaum também anunciou que o secretário de Economia, Marcelo Ebrard, se dirigirá a Washington na sexta-feira para participar de uma reunião importante. Durante a mesma coletiva, Ebrard compartilhou que o Investimento Estrangeiro Direto (IED) no México alcançou a marca de 21,4 bilhões de dólares no primeiro trimestre de 2025, o que representa um sinal positivo em um cenário internacional desafiador.

Apesar de o México ter conseguido evitar tarifas recíprocas anunciadas por Trump contra vários países, setores como o automotivo e o siderúrgico ainda enfrentam tarifas significativas. Recentemente, Ebrard informou que os veículos fabricados no México para exportação aos Estados Unidos poderão ter suas tarifas reduzidas de 25% para 15% devido a uma nova disposição de Washington.

Além disso, uma das reclamações frequentes de Trump é que México e Canadá não estão agindo com a devida firmeza para conter a entrada de imigrantes e drogas nos Estados Unidos, o que informa as decisões tarifárias. Essas complexas interações entre comércio e política revelam a importância fundamental desse diálogo.

O que você acha das negociações que estão em curso entre os dois países? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputados franceses aprovam proibição das redes sociais para menores de 15 anos

Deputados franceses aprovam proibição de redes sociais para menores de 15 anos Na madrugada de 27 de janeiro de 2026, os deputados franceses aprovaram...

Irã diz estar disposto a negociar com EUA, mas reagirá a agressões

O embaixador iraniano Ali Bahreini afirmou que o Irã está disposto a negociar com os Estados Unidos se houver um diálogo genuíno que...

UE aprova banimento total do gás russo, com fim do GNL e gasodutos

UE aprova banimento total do gás russo por gasodutos e na forma de gás natural liquefeito (GNL). O acordo político provisório fechado no...