Kleber Mendonça Filho é eleito Melhor Diretor em Cannes e entra para história

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

CONSAGRAÇÃO

Longa é estrelado pelo baiano Wagner Moura e já havia conquistado dois prêmios paralelos antes da premiação

Por Bianca Carneiro

24/05/2025 – 14:20 h

Distinção marca mais um passo histórico para o brasileiro no exterior

Distinção marca mais um passo histórico para o brasileiro no exterior –

O cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2025, consagrando sua carreira com ‘O Agente Secreto’. O longa é estrelado pelo baiano Wagner Moura e já havia conquistado dois prêmios paralelos antes da premiação.

A cerimônia foi realizada neste sábado, 24, na Riviera Francesa. Reconhecido por sua linguagem estética ousada e politicamente engajada, Mendonça encantou o júri com a direção do thriller ambientado em Recife, sua terra natal, durante a ditadura militar brasileira.

A distinção marca mais um passo histórico para o brasileiro no exterior, que já havia sido destaque com ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’ – que ganhou o Prêmio do Júri em Cannes-, agora se consolida como um dos grandes autores do cinema contemporâneo.

A vitória fortalece ainda mais a campanha internacional de O Agente Secreto, que será distribuído nos EUA pela Neon e no Brasil pela Vitrine Filmes.

Sinopse de O Agente Secreto

Ambientado na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, O Agente Secreto acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que tenta fugir do passado e encontra em Recife um cenário ainda mais perigoso. O filme mistura tensão política, drama pessoal e suspense psicológico com excelência técnica e narrativa.

Além de Wagner Moura, o elenco conta com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho.

Estreia de O Agente Secreto no Brasil

O Agente Secreto será distribuído em território nacional pela Vitrine Filmes, e deve estrear nos cinemas brasileiros no segundo semestre de 2025, ainda sem data definida.

Único filme brasileiro a ganhar em Cannes foi gravado em Salvador

O clássico ‘O Pagador de Promessas’, dirigido por Anselmo Duarte, permanece até hoje como o único filme brasileiro vencedor da Palma de Ouro. A obra foi rodada em Salvador, na icônica igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico, e narra a trajetória de Zé do Burro, interpretado por Leonardo Villar, um homem simples que decide cumprir a promessa de carregar uma cruz até a capital baiana após a cura de seu burro.

Além da consagração em Cannes, o longa também se tornou o primeiro filme sul-americano indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, elevando ainda mais a importância dessa produção na história do cinema nacional.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ator de “Dawson’s creek” morre aos 48 anos

O ator James Van Der Beek, conhecido pelo seu trabalho na série “Dawson’s Creek”, morreu aos 48 anos, nesta quarta-feira (11). A causa da...

O novo plano da NASA que libera o uso de celulares comuns em viagens para a Lua

Siga o Olhar Digital no Google Discover A NASA atualizou seus protocolos para permitir o uso de celulares comuns na Lua durante as próximas...

Servidora da Caixa morre após batida com caminhão em zona urbana no Oeste baiano

Uma servidora da Caixa Econômica Federal morreu após um acidente registrado nesta terça-feira (10) em uma avenida de Bom Jesus da Lapa, na região...