MP-BA arquiva procedimento para acompanhar lei que obriga empresas de ônibus a disponibilizarem assentos infantis

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recentemente arquivou um procedimento que tinha como objetivo acompanhar a implementação da Lei Estadual nº 14.671/2024. Essa legislação estabelece que as empresas de ônibus devem disponibilizar assentos infantis, ou cadeirinhas, para crianças. O MP-BA argumentou que essa questão não cabe ao órgão, pois deve ser resolvida por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

A 4ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador confirmou que a AGERBA, responsável pela fiscalização do transporte intermunicipal, fez o correto ao suspender a exigência das cadeirinhas. Essa decisão visa evitar insegurança jurídica para as empresas de transporte que operam no estado.

A lei em questão está sendo debatida judicialmente, uma vez que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já se posicionou contra sua constitucionalidade. O fundamento central é que a Constituição Federal stipula que apenas a União pode legislar sobre questões de trânsito e transporte. Como a obrigatoriedade de cadeirinhas se alinha a normas de segurança viária, a PGE concluiu que a Bahia não possui competência para implementar tal regra.

Em resposta a essa análise, a AGERBA decidiu suspender a fiscalização da lei até que o Judiciário se manifeste. O caso foi encaminhado ao Núcleo de Ações de Justiça Especializadas (NAJE), que agora deve propor uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que a questão da validade da lei seja apreciada e decidida.

O que você acha dessa situação? Deixe seus comentários e compartilhe sua opinião sobre a obrigatoriedade de assentos infantis nos ônibus!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Plano Piloto enfrentou onda de mais de 2 mil furtos a carros em 2025

Uma série de furtos foi registrada na Asa Norte (DF), em Brasília, entre novembro e dezembro do ano passado, destacando a ousadia dos...

De dosimetria a licenciamento: Congresso teve ano repleto de polêmicas

O ano legislativo de 2025 chega ao fim em 23 de dezembro com um Congresso Nacional marcado pela aprovação de uma série de projetos...

Brasilienses lotam a Esplanada e recebem 2026 com 12 minutos de fogos

Título: Brasília celebra virada de 2026 na Esplanada dos Ministérios com 30 mil presentes e 12 minutos de fogos Meta descrição: Aproximadamente 30 mil...