INSS: presidente diz que todas as vítimas serão ressarcidas até 31/12

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em uma coletiva de imprensa ocorrida nesta terça-feira (27/5), Gilberto Waller Jr., presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garantiu que todos os aposentados e pensionistas afetados pelos recentes descontos indevidos receberão ressarcimento até 31 de dezembro de 2025. O esquema fraudulento, que veio à tona por meio de reportagens do Metrópoles, levou a uma operação da Polícia Federal em abril de 2025.

“Podemos assegurar que todos que foram prejudicados receberão suas indenizações até o final do ano”, afirmou Waller Jr. durante uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Em uma intervenção significativa, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, complicou a previsão, sugerindo que o ressarcimento pode ocorrer até antes do prazo final.

Após a reunião, Waller Jr. esclareceu aos jornalistas que a realização dos pagamentos não necessariamente ocorrerá em dezembro, mas que há um planejamento meticuloso em andamento. “Não posso compartilhar todos os detalhes para evitar criar falsas expectativas nos segurados”, acrescentou.

O governo Lula está atualmente analisando a possibilidade de utilizar recursos públicos para cobrir o pagamento das vítimas. Waller Jr. indicou que o Tesouro Nacional poderá financiar esses ressarcimentos, com futuro reembolso assegurado. “Podemos adiantar o recurso e depois compensar o Tesouro. Para os R$ 1 bilhão necessários, já temos uma fonte garantida através do bloqueio de recursos de entidades”, explicou.

O escândalo que envolve o INSS foi desvendado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023. A cobertura fez emergir a alarmante realidade de que a arrecadação com descontos de mensalidade de aposentados saltou para R$ 2 bilhões em apenas um ano, apesar das numerosas ações judiciais por fraude contra as associações. Essa revelação resultou na abertura de um inquérito pela Polícia Federal e impulsionou as investigações da Controladoria-Geral da União (CGU).

Com 38 matérias do portal apresentadas como evidência, a Operação Sem Desconto foi desencadeada em 23 de abril, resultando na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência à época.

O que você pensa sobre essa situação? Compartilhe suas opiniões e comentários abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aos 42 anos, Daniel Alves avalia retorno aos gramados para evitar queda de clube português

Daniel Alves pode voltar ao futebol aos 42 anos para atuar pelo São João de Ver, clube no qual é acionista, com o...

4ª temporada de Invencível ganha trailer e cartaz

Meta descrição: Invencível retorna com trailer e cartaz da 4ª temporada; estreia em 18 de março de 2026 no Prime Video, mantendo o...

Caminhoneiro tomba carreta ao tentar desviar de acidente com 2 mortos

Caminhão tomba ao desviar de acidente na BR-163 em Rondonópolis (MT); dois mortos e cinco feridos ...