Feira Literária na região de Irecê celebra cultura nordestina e aposta em jovens autores

Publicado:

Entre os dias 30 e 31 de setembro, Lapão, na região de Irecê, torna-se o coração pulsante da literatura com a primeira edição da Feira Literária de Estudantes Autores de Lapão (Fleal). Sob o tema “Educação que acolhe, leitura que inspira”, o evento se propõe a entrelaçar literatura, identidade cultural e transformação social, oferecendo um espaço especial para a produção de jovens autores da rede pública estadual.

O evento acontece no Colégio Estadual de Tempo Integral Justiniano de Castro Dourado e apresenta como uma de suas principais iniciativas a criação de um livro coletivo, onde os próprios alunos escreverão seus textos. Essa publicação será distribuída em bibliotecas escolares da região, promovendo o acesso à leitura e o fortalecimento do protagonismo juvenil.

Inspirada na pedagoga Paulo Freire, a programação inclui oficinas literárias, rodas de conversa, contação de histórias, uma feira de livros e artesanato, além de apresentações culturais diversas, como teatro, sarau, capoeira e shows musicais. Essa proposta visa utilizar a arte e a educação como ferramentas de inclusão e transformação social.

Dentre as áreas de destaque da feira, encontra-se a sala Afrorreferenciada, dedicada à literatura negra, com obras de renomados autores como Carolina Maria de Jesus, Lázaro Ramos e Bárbara Carine. Outra atração é a sala Cordelizando, que apresenta produções autorais de estudantes inspiradas no gênero cordel. Para os entusiastas dos jogos eletrônicos, a Sala de Jogos oferece uma experiência imersiva em um ambiente futurista.

A jornalista, escritora e apresentadora Luana Assiz enriquecerá o evento com a palestra “Tornar-se negro. Tornar-se negra”, além de mesas redondas com autores como Edimário Oliveira Machado e Joseph Martins, e representantes do poder público local. A programação ainda inclui um debate sobre a capoeira, ressaltando a importância da Lei Moa do Katendê (14.341/21) e do programa Capoeira nas Escolas Públicas da Bahia, com a presença de Mestres como Cachaça e Jacaré DiAlabama, ícones do movimento Capoeira em Movimento Bahia.

Não perca esta oportunidade única de celebrar a cultura nordestina e apoiar os novos talentos da literatura! Você já conheceu algum jovem autor inspirador? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bruno Reis rebate críticas sobre desafetação de áreas verdes e elogia avanços do TJ-BA

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou na última segunda-feira (6) os recentes avanços do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)...

Polícia prende acusado de estupro em Ibirataia após denúncia em rede social

Um homem foi preso em Ibirataia, na região do Médio Rio de Contas, na Bahia, acusado de estupro de vulnerável. A prisão preventiva...

Inspetora da PRF acusada de racismo é liberada após audiência de custódia em Feira de Santana

A inspetora da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Michele Alencar, foi liberada durante sua audiência de custódia nesta segunda-feira (6) no Fórum Filinto Bastos,...