Conta de luz mais cara: Aneel anuncia bandeira vermelha para junho

Publicado:

A partir de junho, os brasileiros sentirão o peso da conta de luz no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será do tipo vermelha, patamar 1, resultando em uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Atualmente, está em vigor a bandeira amarela, com um custo extra menor, mas isso está prestes a mudar.

Essa decisão afetará todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrange a maior parte do território brasileiro. Segundo a Aneel, a medida foi motivada por condições hidrológicas desfavoráveis, indicando uma necessidade crescente em recursos de geração de energia.

“Os níveis de afluência de água estão abaixo da média”, explicou a agência em nota. Esse cenário implica uma redução na geração hidrelétrica, forçando a utilização de fontes de energia mais caras, como as usinas termoelétricas. Com isso, os custos de geração aumentam, refletindo diretamente nas tarifas.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, já havia alertado para a iminência dessa mudança. Ele destacou a queda nos níveis dos reservatórios como um fator crítico na decisão. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores as condições da oferta de energia, e quando essa é restrita ou cara, as bandeiras mais elevadas são acionadas.

Diante desse panorama, a Aneel recomenda que os consumidores adotem medidas de economia. Esse é o momento ideal para repensar hábitos de consumo e implementar estratégias que possam minimizar o impacto do aumento das tarifas na conta de luz.

Agora, que tal compartilhar essa informação com amigos e familiares? Sua participação é fundamental, e ao espalhar essa notícia, você ajuda a todos a se prepararem para o que está por vir. Comente abaixo o que você fará para economizar energia durante esse período!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prédio comercial pega fogo no Brás

Um prédio comercial pegou fogo na tarde desta sexta-feira, 3 de outubro, na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás, em São Paulo....

Subsecretário de Praia Grande pede exoneração após ser alvo de operação sobre morte de ex-delegado-geral

O subsecretário de Gestão e Tecnologia de Praia Grande, Sandro Rogério Pardini, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (3). A solicitação ocorre após...

Brasil registra 113 casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou na última sexta-feira (3) que o Brasil acumula 113 notificações de intoxicação por metanol, todas ligadas ao consumo...