Conta de luz mais cara: Aneel anuncia bandeira vermelha para junho

Publicado:

A partir de junho, os brasileiros sentirão o peso da conta de luz no bolso. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária será do tipo vermelha, patamar 1, resultando em uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Atualmente, está em vigor a bandeira amarela, com um custo extra menor, mas isso está prestes a mudar.

Essa decisão afetará todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que abrange a maior parte do território brasileiro. Segundo a Aneel, a medida foi motivada por condições hidrológicas desfavoráveis, indicando uma necessidade crescente em recursos de geração de energia.

“Os níveis de afluência de água estão abaixo da média”, explicou a agência em nota. Esse cenário implica uma redução na geração hidrelétrica, forçando a utilização de fontes de energia mais caras, como as usinas termoelétricas. Com isso, os custos de geração aumentam, refletindo diretamente nas tarifas.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto, já havia alertado para a iminência dessa mudança. Ele destacou a queda nos níveis dos reservatórios como um fator crítico na decisão. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores as condições da oferta de energia, e quando essa é restrita ou cara, as bandeiras mais elevadas são acionadas.

Diante desse panorama, a Aneel recomenda que os consumidores adotem medidas de economia. Esse é o momento ideal para repensar hábitos de consumo e implementar estratégias que possam minimizar o impacto do aumento das tarifas na conta de luz.

Agora, que tal compartilhar essa informação com amigos e familiares? Sua participação é fundamental, e ao espalhar essa notícia, você ajuda a todos a se prepararem para o que está por vir. Comente abaixo o que você fará para economizar energia durante esse período!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Caiu: líder do tráfico em Vila Canária morre em operação policial

FOI DE ARRASTA Investigações da Polícia Civil apontaram imóvel usado como base do crime organizado no bairro de Salvador Por Redação 29/07/2025 - 16:10 h Outras incursões...

Governo da Bahia suspende leilão do Colégio Odorico Tavares

O Governo da Bahia acaba de suspender o leilão do terreno onde funcionava o antigo Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado no Corredor da...

Ex-Vitória não se firma no Grêmio e ainda pode trocar de time; veja

Lucas Esteves, o ex-destaque do Vitória, vive uma fase complicada no Grêmio. Após uma trajetória marcada por polêmicas, o lateral-esquerdo não conseguiu se...