Em semana de Congresso esvaziado por conta de Fórum do Brics, Lula viaja à França e STF julga regulação das redes

Publicado:

Esta semana, o Congresso Nacional encontra-se em um ambiente calmo, quase vazio, devido ao 11º Fórum Parlamentar do Brics, que ocorre em Brasília e deve reunir diversas delegações internacionais. Este cenário proporciona um respiro ao governo federal, aliviado das incessantes pressões de parlamentares que pedem a revogação do decreto que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também desfrutará de poucos compromissos nos próximos dias. Na quarta-feira (4), ele embarca para a França, onde iniciará uma série de encontros com o presidente Emmanuel Macron. As atividades do presidente brasileiro incluem visitas a Nice e Mônaco, expandindo laços entre os dois países.

No âmbito do Judiciário, o Supremo Tribunal Federal marcará presença nesta semana ao retomar o julgamento sobre a responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos postados pelos usuários, um tema de grande relevância que estava suspenso desde dezembro.

Veja a agenda dos três poderes em Brasília:

PODER EXECUTIVO

O presidente Lula começa a semana com sua tradicional reunião das 9h, no Palácio do Planalto, com o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Em seguida, às 10h, ele encontra o chefe da Casa Civil, Rui Costa.

À tarde, o presidente terá uma série de reuniões, incluindo uma com o secretário especial para Assuntos Jurídicos às 14h40 e com o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, às 15h30. A agenda de Lula do dia termina com um encontro às 16h, que reunirá assessores e autoridades da presidência.

No dia seguinte, Lula estará na França para uma visita de Estado, a primeira de um presidente brasileiro em 13 anos. A cerimônia oficial terá lugar na Esplanada dos Inválidos, onde será recebido por Macron.

Cobrindo aspectos culturais, Lula será agraciado com o título de doutor honoris causa da Universidade de Paris 8 e participará de eventos relacionados ao Ano do Brasil na França, incluindo a visita à instalação artística de Ernesto Neto no Grand Palais.

Além disso, está previsto um Fórum Econômico Brasil-França, abordando importantes temas como a transição energética e inovação, com a participação de líderes empresariais de ambos os países. A viagem termina com compromissos em Mônaco e Nice, onde Lula participará de eventos focados na economia azul e na conservação dos oceanos.

PODER LEGISLATIVO

A Câmara e o Senado estarão menos ativos esta semana devido ao Fórum do Brics, que ocorre de 3 a 5 de junho, e promete reunir cerca de 150 parlamentares de 15 países diversos, entre eles, nações membros e parceiras do Brics.

A abertura oficial do fórum ocorrerá na quarta-feira (4), às 10h30, com a programação começando na terça (3) com encontros paralelos focados na promoção de investimentos sustentáveis e comércio internacional, promovendo discussões para fortalecer a presença do Brics na geopolítica atual.

Durante o evento, será redigido um documento conjunto que reunirá diretrizes políticas, a ser apresentado na próxima Cúpula de Líderes do Brics, marcada para o Rio de Janeiro em julho de 2025.

Por conta do fórum, a Câmara realizará apenas uma sessão deliberativa semipresencial na segunda-feira. O presidente da Câmara, Hugo Motta, pautou sete propostas, incluindo o projeto de lei 6.020/2023, que busca ampliar a proteção às vítimas de violência.

O Senado, por sua vez, não terá sessões deliberativas pautadas para a semana, marcando um período de inatividade legislativa.

PODER JUDICIÁRIO

No STF, a semana começa com o depoimento do senador Rogério Marinho sobre uma tentativa de golpe. Para quinta-feira, está agendado o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, em meio a investigações que cercam sua atuação nos Estados Unidos.

Na quarta-feira (4), o tribunal avaliará questões cruciais sobre a responsabilidade das plataformas digitais em relação ao conteúdo postado pelos usuários, um debate que impactará a internet e a liberdade de expressão no Brasil.

É um momento decisivo para o Judiciário e para a regulação das redes sociais. Acompanhe e participe da discussão sobre o futuro digital no nosso país. O que você pensa sobre a responsabilidade das plataformas? Deixe sua opinião nos comentários!

“`

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa que recebeu R$ 10 bi tem contratos com o DNIT em 25 estados

A LCM Construção e Comércio, atualmente sob investigação na Operação Route 156, destaca-se por seus contratos com o DNIT em 25 estados do...

Ex-nora de Preta Gil, Laura Fernandez faz homenagem emocionante

A modelo Laura Fernandez utilizou as redes sociais para relembrar os momentos especiais que viveu ao lado de Preta Gil, expressando seu amor...

Técnico de internet morre após sofrer descarga elétrica enquanto trabalhava em Salvador

Na manhã deste sábado (2), uma tragédia abalou o bairro de Jardim Cajazeiras, em Salvador. Um técnico de internet sofreu uma descarga elétrica...