Jovem Pan > Esportes > Outros Esportes > SP Open é lançado com Bia Haddad e promessa de ‘estrela’ internacional

O SP Open vai encerrar um jejum de 25 anos sem eventos deste nível em São Paulo, disputado nas quadras duras do Parque Villa-Lobos.

  • Por Jovem Pan
  • 03/06/2025 22h14

Paul Crock / AFP

BIA HADDAD MAIA

Bia Haddad é a atual 23ª do ranking

O SP Open foi oficialmente lançado nesta terça-feira (3) e promete trazer pelo menos uma “estrela internacional” para sua primeira edição, que ocorrerá em setembro no Parque Villa-Lobos. O nome da atleta promete ser revelado um mês antes do evento, que começará em 6 de setembro. Já a presença de Beatriz Haddad Maia, uma das tenistas mais proeminentes do Brasil, está garantida na chave principal. Contudo, a ausência das Top 10 é esperada, visto que atletas como a belarussa Aryna Sabalenka e a polonesa Iga Swiatek provavelmente optarão por jogar em Guadalajara.

O diretor do torneio, Lui, esclareceu que a escolha das atletas é complexa, pois as tenistas devem evitar estar entre as dez melhores do ranking na data de definição da chave, 30 dias antes da competição. Entre os nomes cogitados, destaca-se a japonesa Naomi Osaka, atual 49ª do mundo. O evento contará com 32 tenistas na chave principal, 24 no qualifying e 16 duplas, utilizando seis das sete quadras do parque, que, historicamente, tem acolhido torneios de menor porte.

As regras da WTA favorecem eventos de maior prestígio, como os 1000 e 500, sobre os de nível 250, fazendo com que as competidoras prioritizem torneios com mais pontos em disputa. Na semana do SP Open, ocorre também um WTA 500 no México, o que pode atrair as principais jogadoras para Guadalajara. Isso acontece logo após o exigente US Open, e muitas optam por descanso.

Das brasileiras, apenas Bia Haddad está confirmada na chave principal, na 23ª posição no ranking. Outras compatriotas como:

  • Luisa Stefani
  • Laura Pigossi
  • Ingrid Martins
  • Carol Meligeni
  • Nauhany Vitoria
  • Victoria Barros

poderão também participar por meio de convites, embora o diretor do torneio tenha enfatizado que esses ainda não estão garantidos.

Como será o SP Open?

O SP Open marcará a volta de um evento desta magnitude a São Paulo após 25 anos, sendo realizado nas quadras duras do Parque Villa-Lobos. Será montada uma estrutura similar à do Rio Open no Jockey Club Brasileiro, preparada para acolher até 5 mil pessoas no complexo diariamente entre segunda e quinta-feira. No total, a expectativa é que cerca de 30 mil espectadores passem pelo evento ao longo da semana.

A quadra central terá capacidade para 2.500 fãs e contará com quadras de treino, todas reformadas para o torneio. A venda de ingressos está prevista para a segunda quinzena deste mês, e a alta demanda por tênis no Brasil promete esgotá-los rapidamente.