O Ministério Público da Bahia (MP-BA) revelou que, até as 18h de quinta-feira (5), 405 municípios já reportaram os gastos previstos para os festejos juninos de 2025. Esses investimentos totalizam mais de R$ 400 milhões em contratações artísticas, evidenciando o comprometimento das cidades com a cultura e a tradição.
A transparência é um ponto focal neste processo. Por meio da ferramenta ‘Transparentômetro’, é possível monitorar quais municípios garantiram o Selo de Transparência 2025. As atualizações dos dados vão até o final do dia, e os municípios têm até esta sexta-feira, dia 6, para enviarem as informações ao órgão. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o MP-BA e os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).
As listas de municípios que cumpriram ou não a obrigação de transparência também estão acessíveis no Transparentômetro. As regras para obtenção do selo acompanham essas informações. A entrega oficial do Selo de Transparência 2025 ocorrerá no dia 10 de junho, em uma cerimônia que homenageará os gestores que se destacaram na adesão a essa prática, ressaltando seu compromisso com a gestão pública responsável e com o direito do cidadão à informação.
Municípios ainda sem dados, segundo o MP-BA:
- Cândido Sales
- Chorrochó
- Coribe
- Entre Rios
- Gentio do Ouro
- Ilhéus
- Itabela
- Macururé
- Nova Ibiá
- Ruy Barbosa
- Santaluz
- Varzedo
“`
Comentários Facebook