Os aluguéis residenciais apresentaram uma diminuição de 0,56% em maio, após um aumento de 0,79% em abril, segundo dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) no dia 5 de junho. O índice acumulou um aumento de 5,11% nos últimos 12 meses, uma leve redução em relação aos 5,92% registrados no período anterior.
O economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, comentou que os dados apontam para uma desaceleração nos preços dos aluguéis, especialmente em São Paulo. Nessa cidade, a situação foi particularmente notável, com os aluguéis caindo 6,02% em maio, após uma alta de 3,60% em abril. Essa tendência de recuo nos preços em maio tem sido observada nos últimos anos.
Em contraste, o Rio de Janeiro viu os aluguéis subirem 3,01%, revertendo uma queda anterior de 1,43%. Em Belo Horizonte, o aumento foi de 4,83%, enquanto em Porto Alegre os aluguéis aumentaram 3,81%, após quedas anteriores em ambos os casos.
Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, observamos que os aluguéis em São Paulo tiveram um aumento de 3,24%. Em Belo Horizonte, o crescimento foi mais significativo, atingindo 7,98%. O Rio de Janeiro registrou um aumento de 3,98%, e Porto Alegre uma alta de 5,82%.
Esses dados revelam um cenário dinâmico no mercado de aluguéis residenciais, com variações significativas entre as principais cidades do país. Quais são suas expectativas para o futuro dos aluguéis em sua cidade? Compartilhe sua opinião nos comentários!
“`
Comentários Facebook