Conjunto Penal de Serrinha suspende portaria que restringia atendimento de advogados

Publicado:

Recentemente, o Conjunto Penal de Serrinha tomou uma decisão importante ao suspender a portaria nº 19/2025, que estabelecia procedimentos restritivos para o atendimento de advogados a internos da unidade. Essa mudança veio após uma série de preocupações levantadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), que destacou a violação das prerrogativas da advocacia. A suspensão, que foi oficialmente publicada na terça-feira (10), ocorreu após uma reunião entre a diretoria do Conjunto Penal e representantes da OAB.

Agora, a medida permanecerá em vigor por 10 dias úteis, mantendo apenas a obrigatoriedade de agendamento prévio para aqueles internos que estão sob Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Esse período será utilizado por uma comissão mista que se dedicará à reformulação da norma, que foi considerada inadequada em relação ao Estatuto da Advocacia.

A OAB-BA agiu rapidamente e encaminhou um ofício à Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), solicitando a suspensão imediata da portaria. O documento, assinado pela presidenta Daniela Borges e pelo presidente da subseção de Serrinha, Nelson Filho, foi endereçado ao secretário José Carlos Souto Castro Filho, mostrando a união da advocacia em prol dos direitos dos advogados.

A reunião que resultou nessa decisão foi marcada pelo diálogo construtivo, contando com a presença do diretor Pedro Anibal Mascarenhas Alves Junior, além de representantes da OAB Serrinha e membros da Comissão de Direitos e Prerrogativas. Juntos, eles demonstraram o comprometimento em resguardar as garantias fundamentais da advocacia, essencial para a justiça e a defesa dos direitos humanos.

Acompanhe essa discussão e compartilhe sua opinião: o que você acha sobre a importância das prerrogativas da advocacia? Seus comentários são muito bem-vindos!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para realizar procedimento

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou na quarta-feira (10) que o ex-presidente Jair...

Homem é baleado com tiros de borracha após tentar invadir Palácio do Planalto

Leonildo dos Santos Fulgieri, um homem de 54 anos natural de Santa Catarina, foi atingido por dois disparos de bala de borracha ao...

PF prendeu no Guará foragido que tentou explodir bomba no Aeroporto de Brasília

George Washington de Oliveira Souza foi preso pela Polícia Federal no Guará, no Distrito Federal, na terça-feira (9/9). Essa captura ocorreu mais de...