SAÚDE
Otaviano Costa passou por uma cirurgia emergencial no coração
Por Franciely Gomes
12/06/2025 – 20:02 h

O apresentador compartilhou suas experiências com a saúde –
Recentemente, Otaviano Costa revelou detalhes da cirurgia emergencial que enfrentou para tratar um aneurisma na aorta. Ele recordou o dia 6 de junho de 2024 como um marco em sua vida, quando uma dor nas costelas o levou a repensar sua saúde.
“Aquela dorzinha me fez perceber que estava negligenciando o bem mais valioso: minha saúde”, declarou. Após dois anos sem um check-up, ele se lembrou do médico que, ao perceber uma válvula bicúspide que nascera com ele, fez um exame que mudaria sua vida.
“Se não fosse por aquela dor, talvez não estivesse aqui hoje”, refletiu, agradecendo pela oportunidade de estar vivo e por ter recebido um sinal que o levou a buscar ajuda médica.
Médica alerta sobre aneurisma da aorta
A Dra. Paola Smanio, cardiologista do Grupo Fleury, ressaltou a gravidade da situação. Em entrevista, ela destacou que a ausência de exames regulares pode transformar sintomas aparentemente inofensivos em emergências médicas. “Um aneurisma pode romper e levar a uma hemorragia intensa. A aorta é a artéria mais calibrosa que temos”, explicou.
A cardiologista enfatizou que, embora a idade avançada seja um fator de risco, pessoas jovens também devem estar atentas aos sintomas, como dores no peito, especialmente aqueles que fumam.
“Pacientes devem realizar ultrassons abdominais periodicamente para identificação precoce do aneurisma da aorta.”
A Dra. Paola também recomenda que se optem por exames sem radiação, como ecocardiogramas e ultrassons abdominais, que podem facilitar um diagnóstico precoce.
Sintomas a serem observados
Durante a conversa, a cardiologista listou os sintomas que podem sinalizar a presença do aneurisma. “Dor torácica, abdominal ou nas costas são indicativos de um problema que já pode exigir atenção imediata”, alertou.
“Caso a aorta esteja dilatada, as chances de rompimento são alarmantes, podendo resultar em morte súbita”, completou. A fase inicial da doença pode ser assintomática, muitas vezes revelando-se apenas por meio de exames específicos.
Além disso, ela explicou que, em alguns casos, a compressão de nervos pode causar sintomas como rouquidão, enquanto dificuldades para engolir também podem ocorrer devido à pressão nas estruturas da região.
Recomendações finais
Por fim, a Dra. Paola enfatizou a importância de exames regulares e de procurar um médico ao notar qualquer um dos sintomas mencionados. “A incidência de aneurismas aumentam após os 65 anos, mas a prevenção deve ser uma preocupação de todos, especialmente os que têm fatores de risco, como o tabagismo,” recomendou.
“O tabaco prejudica a saúde das artérias, favorecendo a formação de placas e deixando-as mais vulneráveis”, concluiu.
Compartilhe esta notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes!
“`
Comentários Facebook