Ao sair da prisão, Gilson Machado reforça tese de “mal-entendido”

Publicado:

Na noite de sexta-feira, 13 de junho, Gilson Machado, ex-ministro do Turismo sob o governo Jair Bolsonaro, deixou a prisão e classificou sua detenção como um “mal-entendido”. Ele foi preso durante uma operação da Polícia Federal em Recife, suspeito de facilitar a emissão de um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid.

Em sua primeira declaração após a libertação, concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Machado afirmou que sua relação com Cid, que atuou como ajudante de ordens de Bolsonaro e testemunhou no inquérito sobre uma suposta trama golpista de 2022, era meramente “protocolar”.

“Foi tudo um grande mal-entendido. Agradeço a Deus pela iluminação da Justiça brasileira. Estou à disposição para qualquer esclarecimento relacionado a isso. Minha relação com Mauro Cid era profissional; sempre mantivemos uma convivência simples e normal”, expressou Machado.

Mantendo a mesma linha de defesa apresentada à Polícia Federal, o ex-ministro reconheceu ter contatado uma funcionária do Consulado Português, mas destacou que seu intuito era ajudar seu pai. “Todo mundo sabe que o processo para obter o passaporte português pode demorar até três anos. Isso foi mal interpretado. Após meu pedido, meu pai foi ao consulado, e ele mesmo esteve lá com meu irmão”, esclareceu.

A prisão preventiva de Machado ocorreu simultaneamente à concessão de liberdade provisória por Moraes, que impôs severas restrições. O ex-ministro deve apresentar-se quinzenalmente ao Juízo local, não pode deixar a comarca e teve seu passaporte cancelado. Além disso, ele está proibido de se comunicar com outros investigados no caso PET 12.100-DF, que abrange a tentativa de golpe de 2022.

Essa situação levanta questões importantes sobre os limites das relações profissionais e os mal-entendidos que podem surgir em cenários delicados. O que você pensa sobre essa história? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dupla é presa com drogas no bairro Jardim Nova Esperança

Na noite de sexta-feira (18), uma operação audaciosa no bairro Jardim Nova Esperança, em Salvador, resultou na prisão de dois homens, Leonardo e...

“Sedado e estuprado”: homem que cozinhou corpo de amigo alega vingança

Em uma trama perturbadora, Bruno Guimarães da Cunha Chagas, preso pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, confessou ter cometido um...

Polícia Militar prende quatro suspeitos de roubo a Posto de Combustível em Itamaraju: Suspeitos são Liberados

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, um posto de combustível em Itamaraju enfrentou um audacioso roubo. Quatro homens, utilizando duas motocicletas –...