Governador nos EUA sobre ataque a democratas: “Violência política”

Publicado:

O clima em Minnesota se tornou tenso após um ataque que chocou o país. O governador Tim Walz não hesitou em rotular o ato como violência política. Dois parlamentares democratas foram alvo de disparos, resultando na morte de uma deputada e ferimentos em um senador. “Este foi um ato de violência política direcionada”, declarou Walz em um pronunciamento impactante, ressaltando que as diferenças devem ser resolvidas através do diálogo, e não da violência.

O governador enfatizou a importância da democracia e da civilidade nas discussões públicas, deixando claro que o uso da força não é a solução. Ele inspirou os cidadãos a rejeitar atos violentos e a buscar o entendimento mútuo como ferramenta para a pacificação da sociedade.

Após o ataque, a polícia identificou o suspeito como Vance Luther Boelter, de 57 anos. As autoridades divulgaram detalhes sobre sua aparência—um chapéu de cowboy claro, camisa escura de mangas longas, calças claras e uma bolsa escura—e pediram ajuda ao público para localizá-lo.

In connection to today’s shootings, law enforcement are searching for Vance Luther Boelter, a 57-year-old male. He was wearing a light-colored cowboy hat, dark-colored, long-sleeved, collared shirt or jacket, light pants & dark bag. Tips: [email protected] or 877-996-6222. pic.twitter.com/9aO1gp5sTR

— Minnesota Department of Public Safety (@MnDPS_DPS) June 14, 2025

A tragédia ocorreu na residência da deputada Melissa Hortman e de seu marido, Mark Hortman, que, logo após o ataque, foram levados ao hospital, mas não conseguiram resistir aos ferimentos. Em um incidente separado, o senador John Hoffman e sua esposa também foram atacados, mas conseguiram sobreviver após cirurgia.

Frame de vídeo com o registro de Vance
Vance Boelter foi visto com chapéu de cowboy antes da execução

Tradução do pronunciamento de Tim Walz

O discurso pacífico é a base da nossa democracia. Não resolvemos nossas diferenças com violência ou à mão armada. No estado de Minnesota, e mesmo na semana passada, na legislatura estadual mais dividida do país, nos sentamos, resolvemos as coisas e servimos o estado de Minnesota juntos.

Provamos que é possível, mesmo nestes tempos politicamente carregados, encontrar um meio-termo e aderir aos princípios da democracia e do discurso civil. Devemos, em todo o Minnesota e em todo o país, nos opor a todas as formas de violência política.

Neste momento crítico em que nos encontramos, este ato trágico aqui em Minnesota deve servir de lembrete para todos nós: a democracia e os debates nos corredores do Congresso, nas casas estaduais, nos conselhos escolares, são uma maneira de resolver nossas diferenças pacificamente e levar a sociedade a um lugar melhor.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é o padre processado pela família Gil por debochar de Preta Gil

O padre Danilo César, de 32 anos, se tornou um assunto...

Psiquiatra é stalkeada por ex-paciente: “Delirou que tínhamos relação”

O número de casos de perseguição no Distrito Federal aumentou 24,8% em 2025, segundo dados da Polícia Civil. Foram registrados 2.904 casos até...

Salvador Shopping ajuíza ação de despejo contra Casas Bahia por falta de pagamento

O Salvador Shopping S/A moveu uma ação de despejo contra a Via Varejo S/A, responsável pelas lojas Casas Bahia, devido à falta de...