Trump ameaça novos ataques, se Irã não fizer acordo: “Há muitos alvos”

Publicado:

Em uma declaração contundente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou um ultimato ao Irã, afirmando que, se não houver um acordo para encerrar o conflito no Oriente Médio, as forças armadas americanas poderão intensificar os ataques contra o país. Os EUA já atacaram três instalações nucleares em solo iraniano na madrugada deste domingo, horário local.

Trump descreveu o Irã como o “tirano do Oriente Médio” e destacou que, se o país não buscar a paz, os próximos ataques poderão ser ainda mais devastadores e rápidos. “Os ataques futuros serão muito maiores e muito mais fáceis”, declarou, enfatizando a possibilidade de ações em “questão de minutos”.

“Ou haverá paz ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos dias. Lembrem-se, ainda há muitos alvos”, ameaçou Trump.

Assista ao pronunciamento completo:

O pronunciamento foi feito diretamente da Casa Branca, onde Trump estava acompanhado do vice-presidente J.D Vance, do secretário de Estado Marco Rubio e do secretário de Defesa, Pete Hegseth. Ele ressaltou a importância de “ir atrás de outros alvos com precisão, velocidade e habilidade”, referindo-se aos ataques direcionados às usinas nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan.

Vale lembrar que a Convenção de Genebra proíbe ataques a instalações nucleares devido ao risco elevado de perdas civis e consequências radioativas.

Netanyahu Celebra Ação Militar dos EUA

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, elogiou a ação militar de Trump, agradecendo diretamente pelos ataques. “Paz pela força”, destacou Netanyahu, afirmando que “primeiro vem a força, depois vem a paz” e reconhecendo a contundência das ações tomadas pelos Estados Unidos.

Israel já havia iniciado sua própria ofensiva contra o Irã em 13 de junho, alegando que o país estava prestes a desenvolver armas nucleares. O Irã, por sua vez, defende que seu programa nuclear possui objetivos pacíficos.

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, encontrou-se com líderes do Reino Unido, França e Alemanha em busca de uma resolução diplomática para o conflito. A reunião ocorreu em Genebra, na Suíça, onde em 2013 foi estabelecido um acordo que restringia o programa nuclear iraniano, em troca de alívio nas sanções econômicas. No entanto, Trump retirou os EUA desse acordo durante seu primeiro mandato.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de assassinar gari está preso com filho que matou professora

Na manhã de um dia comum, três vidas se entrelaçam em um cenário de tragédia. Renê da Silva Nogueira Júnior, um empresário de...

Planalto vê um motivo para críticas recentes de Tarcísio a Lula

Os recentes comentários do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, direcionados ao presidente Lula, têm gerado discussões no Palácio do Planalto. Assessores...

Congressista colombiano escapa de atentado a tiros com fuzil

Em um episódio alarmante, o congressista colombiano Júlio César Triana, do partido Cambio Radical, escapou ileso de um atentado a tiros na quarta-feira,...