Vendavais e temperatura de até 3º C: veja até quando vai o frio em SP

Publicado:

Os ventos gélidos já estão em São Paulo, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas que se intensificará nos próximos dias. A primeira onda de frio deste inverno promete marcar presença de forma impactante, especialmente nas madrugadas, começando nesta quarta-feira, 25 de junho, e se estendendo até sexta-feira, 27 de junho.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), as temperaturas mínimas poderão chegar a 7°C na região metropolitana e até 6°C no interior. No Vale do Ribeira e em Itapeva, os termômetros podem registrar 3°C, com riscos de geadas, uma condição que também afetará a Serra da Mantiqueira.

Na capital paulista, o frio é ainda mais severo, especialmente em áreas mais afastadas do centro, como bairros da zona norte e o extremo sul da cidade. A previsão indica dias ensolarados, com céu claro e poucas nuvens, mas não se enganem: as mínimas devem rondar os 5°C e até cair abaixo desse valor em locais como Engenheiro Marsilac.

Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reportou rajadas de vento de até 70,6 km/h no interior do estado. O litoral, por sua vez, se prepara para vendavais que podem ultrapassar os 60 km/h, baseando-se em alertas emitidos pela Marinha do Brasil. Essa pressão atmosférica traz um frio intenso e poderá gerar ondas de até três metros de altura.

A situação é crítica: o Inmet lançou dois alertas para o estado devido a chuvas intensas e a queda de temperatura acentuada. Desde a meia-noite de segunda-feira, quase todo o estado é alvo de um alerta laranja, indicando “perigo” por conta da diminuição drástica da temperatura, superior a 5ºC. Esse alerta permanecerá em vigor até as 23h59 de hoje.

Apesar das alertas de risco, como cortes de energia e quedas de galhos, algumas precauções são essenciais. O Inmet recomenda não permanecer sob árvores durante ventos fortes e evitar estacionar próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Mantenha seus aparelhos eletrônicos desconectados da tomada para evitar descargas elétricas.

A temporada de inverno no Hemisfério Sul começou em 20 de junho e se estenderá até 22 de setembro, trazendo desafios que todos devemos encarar com segurança e atenções redobradas.

E você, como se prepara para enfrentar essa onda de frio? Compartilhe suas estratégias e dicas nos comentários!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Apoiadores de Bolsonaro realizam ato por “liberdade” no Farol da Barra, em Salvador

Na manhã de domingo, 27, o Farol da Barra, em Salvador, tornou-se o cenário de um vibrante protesto promovido por apoiadores do ex-presidente...

Esposa de MC Poze e noiva de Oruam protestam por liberdade do rapper

No último sábado, Viviane Noronha, esposa de MC Poze do Rodo, e Fernanda Valença, noiva de Oruam, uniram suas vozes em um protesto...

Após sucesso de “Homem com H”, Ney Matogrosso terá um livro lançado para crianças

Depois de brilhar nas telonas com o filme "Homem com H",...