França aumenta pressão para brecar ou alterar acordo UE-Mercosul

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A França intensifica sua pressão sobre a União Europeia para bloquear ou modificar o acordo comercial com o Mercosul, em um momento em que a Comissão Europeia se prepara para iniciar o processo de ratificação. O diretor-geral adjunto de Comércio, Leopoldo Rubinacci, anunciou que a Comissão planeja adotar a proposta de assinatura e conclusão do acordo antes do fim de junho, tendo as negociações se encerrado em dezembro passado, em Montevidéu.

No dia 5 de junho, durante uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron, Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou seu compromisso em assinar o acordo ainda este ano. Contudo, a França, preocupada com a proteção do seu setor agrícola, clama por uma revisão da cláusula de segurança do contrato. Macron sugeriu a inclusão de medidas adicionais, mas essa proposta foi rejeitada pelo comissário europeu da Agricultura, Christophe Hansen.

O acordo em questão, que criaria um bloco comercial de mais de 700 milhões de consumidores, permitiria a exportação de carros e máquinas da UE em troca da inclusão de produtos sul-americanos como carne, açúcar e soja. Apesar do impasse, líderes de países como Alemanha, Finlândia e Suécia estão pressionando para a liberação do acordo, citando a necessidade de aliviar tarifas comerciais globais.

A França, por sua vez, está buscando unir apoio contra o acordo, podendo até mesmo dividir o tratado: separando as questões comerciais das demais, o que simplificaria a ratificação. O país conta com o respaldo de nações como Hungria, Áustria e Itália, que podem formar uma minoria de bloqueio no Conselho da UE. Assim, Paris continua reivindicando mudanças, acreditando que sua posição não pode ser ignorada.

A complexidade dessa negociação ressalta a fragilidade das relações comerciais, enquanto os interesses agrícolas da França se chocam com a necessidade de crescimento econômico. E você, o que acha sobre essa situação? Deixe seu comentário e participe da discussão!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Explosão em casa de repouso deixa ao menos dois mortos nos EUA

Explosão em uma casa de repouso na Pensilvânia, possivelmente causada por um vazamento de gás, deixou ao menos duas pessoas mortas e várias...

Greta Thunberg é detida em Londres durante ato de apoio ao grupo Palestine Action

Greta Thunberg é detida em Londres durante ato de apoio ao Palestine Action Greta Thunberg, ativista climática sueca, foi detida na cidade de Londres...

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein e contesta credibilidade

Trump reage a divulgação de documentos sobre Epstein; DOJ classifica alegações como falsas e sensacionalistas O Departamento de Justiça dos EUA qualificou como "falsas...