Em uma reviravolta impactante, os prefeitos de Boquira, Alan França (PSB), e de Ibipitanga, Humberto Rodrigues (PT), recuperaram a liberdade no final da tarde desta sexta-feira (27) após o pagamento de fiança. Ambos foram detidos em flagrante durante a Operação Overclean, uma ação da Polícia Federal que seguiu um afastamento ordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal.
Embora os prefeitos fossem alvos de mandados de busca e apreensão, sua prisão ocorreu devido ao porte ilegal de armas. Os valores da fiança não foram divulgados, segundo o site Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias na região.
A operação, que cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em cidades como Salvador, Camaçari e Paratinga, foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além das prisões, a investigação revelou que o sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça (PDT) foi também quebrado, ampliando o alcance das suspeitas.
As apurações indicam que o grupo envolvido cobrava propina para facilitar a liberação de emendas parlamentares do deputado. Posteriormente, estavam em práticas de manipulação de licitações, desviando recursos públicos. Marcelo Gomes, assessor de Félix Mendonça, é identificado como o operador do esquema e se tornou alvo das investigações.
Essa situação levanta questões importantes sobre a corrupção e a responsabilidade dos representantes públicos. O que você pensa sobre os recentes acontecimentos? Deixe sua opinião nos comentários!
Comentários Facebook