Fórum Baiano discute futuro da gestão da água na Bahia e cobra participação em decisões sobre concessões de barragens

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Evento reuniu representantes de comitês de bacias, ANA, MIDR, pesquisadores e lideranças para debater governança hídrica e instrumentos de monitoramento

A 28ª Reunião Plenária Ordinária do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) foi encerrada nesta quinta-feira (27), após dois dias de intensos debates sobre os desafios e caminhos da gestão das águas na Bahia. Realizado com a participação de representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), comitês de bacias, pesquisadores e lideranças locais, o evento tratou de temas como concessão de barragens, cobrança pelo uso da água, segurança hídrica e uso de tecnologias de monitoramento.

Representante do MIDR apresentou proposta de concessao de barragens durante o evento em Salvador. FotoUm dos pontos centrais foi a proposta de concessão de barragens de domínio da União, o que gerou preocupações entre os representantes baianos. Para o coordenador em exercício do Fórum, Marcos Bernardes, o debate deixou claro que é preciso garantir transparência e participação dos usuários e da população nas decisões que impactam diretamente a segurança hídrica no estado.

“Discutimos temas centrais como segurança hídrica, acesso à água em quantidade e qualidade, e os desafios da governança. Esses dois dias de encontro foram fundamentais para pensarmos coletivamente em soluções para os nossos territórios”, avaliou Bernardes.

Durante os painéis, experiências de outros estados sobre a cobrança pelo uso da água foram compartilhadas como forma de inspirar um modelo adequado para a realidade baiana. A coordenadora dos comitês de bacias hidrográficas da Bahia, Thamires Mercês Gomes, destacou que o Fórum cumpriu seu papel como espaço de aprendizado e construção coletiva.

“Discutimos experiências práticas do Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essas trocas fortalecem o planejamento e as ações futuras dos comitês estaduais”, disse.

Painel compartilhou experiencias dos estados do Ceara Minas Gerais e Rio de Janeiro sobre a cobrancaTambém foram apresentados recursos tecnológicos como o módulo CBHs do MapBiomas, ferramenta que apoia o monitoramento dos territórios e a formulação de políticas públicas para os recursos hídricos.

Ao final do evento, o Fórum reafirmou seu compromisso com a governança participativa da água e aprovou o calendário de atividades até o fim de 2025, incluindo ações de capacitação, comunicação e articulação regional.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

TCU encerra processo sobre concessão da Fiol 1 entre Ilhéus e Caetité após cumprimento de exigências

O Tribunal de Contas da União (TCU) encerrou e arquivou o processo sobre a concessão do Fiol 1, o Trecho I da Ferrovia...

Consumidora denuncia preço de camarote da Fonte Nova em jogos do Bahia, mas procedimento é arquivado

Resumo: No Brasil, uma consumidora acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA) com uma denúncia de cobrança supostamente abusiva em camarotes da Arena...

Jovem de 18 anos morre após colisão entre motos e atropelamento por van em Laje

Um jovem de 18 anos, Marcos Vinicius dos Santos de Souza, morreu nesta quinta-feira, 25, em um acidente na BR-420, em Laje, no...