Tarcísio, o aplicado aprendiz de Bolsonaro à espera do seu apoio

Publicado:

Em meio a um panorama político cada vez mais complicado, surge a figura de Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo, que se esforça para conquistar o apoio de Jair Bolsonaro. O clima é de cinismo; aliados figurativos de Bolsonaro flertam com o ex-presidente em discursos inflamados, mas hesitam em abordar as decisões do Tribunal Superior Eleitoral que tornaram tocante a inelegibilidade do ex-presidente até 2030.

Recentemente, em uma manifestação na Avenida Paulista, apenas 12,4 mil pessoas apareceram para apoiar Bolsonaro. Essa marca é uma fração do que se viu em abril, quando a multidão era três vezes maior, refletindo um descontentamento crescente entre os apoiadores. No passado, em fevereiro do ano passado, o mesmo local foi tomado por 185 mil pessoas, unidas em apoio ao ex-presidente em meio a investigações. Mas, de acordo com o ex-presidente, não houve tentativas de golpe; tudo não passava de uma ilusão de ótica.

Atualmente, Bolsonaro parece falar apenas para seus mais fervorosos fanáticos, inclusive seus filhos e aqueles que ainda acreditam em sua causa. É nesse contexto que Tarcísio se destaca, buscando conquistar a confiança do ex-presidente, mesmo que tal lealdade pareça extremamente questionável. O governador clama por um reencontro com a “esperança” e propõe um futuro em que Bolsonaro continue a ser um líder, uma ideia que muitos consideram fora de proporção.

Em seu discurso, Tarcísio lançou gritos de “fora, PT” e elevou Bolsonaro ao patamar de “maior líder político da história” do Brasil. Entretanto, tal afirmação ignora o fato de que Bolsonaro foi o primeiro presidente a perder a reeleição em tempos recentes. Mesmo assim, Tarcísio tenta polir seu discurso para ser aceito pela família Bolsonaro, que ainda vê sua sinceridade com desconfiança.

Frases como “jamais o Bolsonaro vai sair do coração de cada um de vocês” e suas alegações sobre as políticas do ex-presidente, como a criação do PIX e a transposição do Rio São Francisco, levantam suspeitas. Tarcísio ignora os verdadeiros responsáveis por essas iniciativas, gerando dúvidas sobre seu entendimento ou, pior, sobre sua honestidade.

Por fim, ante a incerteza sobre sua ascensão nas eleições futuras, Bolsonaro agora promete “mudar o destino do Brasil” se conquistar uma maioria no Congresso. Contudo, é um compromisso que suscita questionamentos; ninguém pode garantir que essa mudança seria para melhor.

Agora, a pergunta que fica é: até onde vão as promessas e lealdades, e qual será o verdadeiro destino do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher é presa no aeroporto de Salvador ao tentar embarcar para Paris com 4,2 kg de cocaína

Na manhã desta segunda-feira (3), uma mulher de 22 anos, natural do Amazonas, foi detida pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de...

Bando contratado pelo CV expandiu linha de produção de fuzis em SP

Um inquérito da Polícia Federal resultou na prisão de Anderson Custódio Gomes e Janderson Aparecido Ribeiro de Azevedo, que fabricavam partes de fuzis...

Moto furtada é recuperada após perseguição policial em Eunápolis

Na noite de segunda-feira, 3, uma moto furtada em Itagimirim foi recuperada em Eunápolis após uma intensa perseguição policial. Por volta...