Número divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados representa o crescimento de 6,76% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram criadas 139.557 vagas
- Por Jovem Pan
- 01/07/2025 11h21
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,62 milhão de vagas.
O mercado de trabalho brasileiro registrou a criação de 148.992 vagas com carteira assinada em maio. No entanto, o salário médio de admissão para os novos postos de trabalho apresentou uma queda, ficando em R$ 2.248,71. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (30). O valor do salário médio de admissão representa uma queda de R$ 10,98 em comparação com o mês de abril. A análise de especialistas aponta que, embora a geração de empregos seja um dado positivo, a redução na remuneração média indica a criação de vagas com salários mais baixos, o que impacta o poder de compra e a qualidade de vida do trabalhador.

O cenário revela uma dualidade: um mercado de trabalho que continua contratando, facilitando a busca por emprego, mas com salários que não são considerados atrativos. Essa situação gera um paradoxo em que a geração de vagas não se reflete em um aumento da popularidade do governo, sugerindo que a qualidade dos empregos e a remuneração são fatores cruciais na percepção da população.
*Com informações de Roberto Nonato e Soraya Lauand
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.