Ricardo Stuckert

Rio de Janeiro — Em uma cerimônia emblemática no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância crucial do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, para a construção de uma nova arquitetura financeira global.
Durante a abertura da 10ª reunião anual do conselho do NDB, que antecede a cúpula dos chefes de Estado do bloco, Lula criticou o protecionismo dos Estados Unidos e afirmou: “Em um cenário global instável, a atuação do NDB será fundamental para reduzir nossas vulnerabilidades.”
“Nosso banco é mais do que um grande banco para países emergentes; ele simboliza a viabilidade de uma arquitetura financeira reformada e um novo modelo de desenvolvimento mais justo.”
O presidente não economizou nas críticas ao modelo de austeridade proposto por instituições financeiras, que, segundo ele, aprofundam a desigualdade. “Quanto mais se fala em austeridade, mais os pobres se tornam pobres e os ricos, mais ricos,” alertou Lula. Ele enfatizou a necessidade de reformular as políticas de financiamento para um futuro mais equitativo.
“`
Comentários Facebook