2 de julho: Segundo cortejo cívico da Independência, Volta da Cabocla ocorre neste sábado

Publicado:

No coração da Bahia, neste sábado (5), o céu se encherá de brilho e emoção com a Volta da Cabocla, um dos momentos mais emblemáticos da festa da Independência do Brasil. A partir das 18h, as carruagens que transportam as icônicas figuras do Caboclo e da Cabocla desfilarão pelas ruas, seguindo o caminho inverso ao do desfile principal do 2 de Julho, culminando no Pavilhão 2 de Julho na Lapinha. Por três dias, essas imagens foram reverenciadas na Praça 2 de Julho, atraindo a atenção e o amor do povo baiano.

George Vladimir, diretor de Artes e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e coordenador da festividade, compartilha a importância emocional deste retorno, que muitos consideram ainda mais tocante do que a ida. “A Volta da Cabocla” é uma celebração vibrante, que explode em alegria e dança, em um verdadeiro carnaval fora de época. “Enquanto a ida é solene e revestida de misticismo, a volta é pura felicidade, com aplausos ressoantes e a emoção coletiva”, afirma.

Neste ano, a celebração se enriquece com a homenagem ao maestro Reginaldo de Xangô, visionário que introduziu a tradição de uma orquestra dançante para dar vida a esta festa há mais de 30 anos. Sua filha, Rita Barbosa, agora comanda a orquestra, trazendo um legado que a enche de orgulho e emoção. “Este momento é uma celebração da minha ancestralidade. Sinto uma força imensa perto dos meus Caboclos e estou feliz em manter vivo o legado do meu pai”, revela emocionada.

O tema deste ano, “Eu sou o 2 de Julho”, destaca a identidade e o pertencimento do povo baiano em sua luta pela independência. A programação rica e diversificada, organizada pela FGM, promete movimentar a capital até o dia 13 de julho, com eventos como a Festa de Labatut e o 3º Festival de Fanfarras e Balizadores, que ocorrerá no dia 12. O encerramento será marcado por uma missa na Igreja de São Bartolomeu, em Pirajá, trazendo um dia de reflexão e celebração à fé.

Junte-se a esta linda homenagem e celebre a cultura baiana! Compartilhe suas expectativas ou memórias sobre a festa nos comentários. Sua participação é fundamental para manter esse legado vivo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Burnout, ansiedade, depressão: DF registra 45 ocorrências relacionadas ao trabalho por dia

Você já ouviu falar em DART? Embora a sigla possa não ser familiar, certamente conhece alguém que enfrentou um acidente de trabalho ou...

Debora Bloch recebe homenagem e se emociona em encontro com o pai

A atriz Debora Bloch foi homenageada durante o programa Domingão com Huck no último domingo, 12 de outubro. A celebração fez parte do...

Entenda por que não existem duas pessoas com a mesma voz

A voz é uma identidade pessoal, assim como a impressão digital. Isso se deve à forma como o sistema respiratório e as estruturas...