Neste domingo, Donald Trump não hesitou em criticar Elon Musk em uma extensa postagem na rede social Truth Social. O ex-presidente afirma que o bilionário está “fora dos trilhos” e reprovou a criação de um novo partido político, que Musk denomina Partido América. Para Trump, essa iniciativa seria o caminho para um “caos completo” na política dos EUA.
“Sinto muito ao ver Elon desviar tanto seu foco nos últimos tempos. Os partidos de oposição apenas geram desordem”, desabafou Trump. A relação entre os dois já foi tensa desde que Musk criticou publicamente os projetos orçamentários de Trump, descrevendo-os como “abominações repugnantes”. Uma proposta em especial poderia aumentar a dívida pública em impressionantes US$ 3,3 trilhões, segundo estimativas oficiais.
A animosidade entre Trump e Musk se intensificou após o anúncio do novo partido, que pretende romper com o bipartidarismo tradicional dos Democratas e Republicanos. Trump, que exalta o funcionamento efetivo do Partido Republicano, enfatizou que, sob sua liderança, a legenda conseguiu aprovar o “maior projeto de lei” da história do país.
Durante a troca de farpas, Trump insinuou até a possibilidade de deportar Musk, lembrando que o empresário, apesar de ser cidadão dos EUA, também possui a cidadania sul-africana. A polêmica centralizou-se na retirada de incentivos para veículos elétricos, um ponto crucial que levou à ruptura entre eles, já que Musk foi um ardente apoiador da campanha presidencial de Trump.
O novo partido de Musk destaca bandeiras como a redução da dívida nacional com gastos responsáveis, modernização das forças armadas através de IA, e liberdade de expressão. Enquanto isso, Trump continua reforçando sua visão sobre a importância da estabilidade política e econômica, no que considera ser uma ‘máquina’ republicana eficaz.
O que você acha dessa disputa entre Trump e Musk? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa!
“`
Comentários Facebook