HPV: vacinação é forma mais eficaz de proteção

Publicado:

Você sabia que existe uma vacina capaz de fornecer proteção contra o câncer? A vacina contra o HPV, ou Papilomavírus Humano, é uma das soluções mais eficazes na luta contra essa infecção sexualmente transmissível, que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Este vírus pode levar a condições sérias, desde verrugas genitais até câncer em locais como colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Uma das características mais periculosas do HPV é a sua silenciosa presença. Muitas vezes, o vírus permanece no organismo por meses ou até anos, sem causar sintomas visíveis. Por isso, a vacinação é a forma mais segura de prevenção. Embora o uso de preservativos diminua o risco de contágio, a vacina é essencial para garantir a proteção total.

Elis Martins, uma artesã de 36 anos em Brasília, compartilha sua experiência e faz um apelo poderoso: “Hoje, quase 20 anos depois de ter contraído HPV, vejo a importância de alertar os jovens sobre a necessidade da vacinação. É fundamental falar sobre como essa vacina é segura e eficaz. Que todos se informem e se protejam.”

A vacinação é recomendada principalmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com uma dose única. Além disso, o Ministério da Saúde implementa estratégias nas escolas para alcançar jovens de até 19 anos que não foram vacinados. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, destaca a importância dessa abordagem conjunta: “Ao vacinarmos nas escolas, aumentamos a adesão, garantindo que os adolescentes estejam protegidos.”

O Brasil está comprometido em eliminar o câncer do colo do útero, e para isso, uma das metas é atingir 90% de cobertura vacinal contra o HPV. Faça parte dessa luta! Se você ou alguém que você conhece se encaixa nas indicações de vacinação, procure uma Unidade Básica de Saúde e garanta a imunização.

Participe do movimento nacional pela saúde e segurança de todos. Comente abaixo suas experiências ou dúvidas sobre a vacina HPV e ajude a propagar a informação!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado