O outono, que começou no dia 20 de março e se estenderá até 20 de junho, representa uma transição no clima brasileiro, preparando o cenário para o frio do inverno. Durante essa estação, as condições climáticas variam consideravelmente entre as regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em colaboração com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), fornece um panorama detalhado sobre o que esperar até junho.
Na Região Norte, de abril a junho, esperam-se chuvas acima da média no centro-norte, enquanto a parte sul da região deve ter precipitações próximas ou abaixo da média. As temperaturas, por sua vez, podem ser de 1°C a 2°C acima da média, especialmente no sudeste do Pará e oeste do Tocantins.
No Nordeste, o clima será mais desafiador. O centro-sul da região receberá chuvas abaixo da média histórica, enquanto o norte verá precipitações mais regulares. Apesar disso, as temperaturas estão previstas para serem superiores à média, embora o interior possa registrar dias mais amenos devido a chuvas consecutivas.
Na Região Centro-Oeste, a previsão é de um outono com chuvas abaixo do esperado, refletindo a transição entre períodos chuvosos e secos. As temperaturas também tendem a ser acima da média em boa parte da região.
O Sudeste enfrentará chuvas aquém da média, porém, não se descarta a possibilidade de eventos intensos, especialmente na parte leste. As temperaturas devem ser elevadas, embora incursões de massas de ar frio possam ocasionar queda nas temperaturas nas áreas de maior altitude.
Por fim, a Região Sul verá um cenário desfavorável para chuvas, principalmente no Paraná e Santa Catarina. As precipitações devem permanecer abaixo da média, exceto no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde a expectativa é de chuvas mais equilibradas. As temperaturas, em geral, estarão acima da média, prevalecendo assim um clima mais quente.
E você, como espera que o clima afete suas atividades nesta estação? Compartilhe suas experiências e expectativas nos comentários!
Facebook Comments