O prazo para que os brasileiros regularizem sua situação eleitoral se encerra em breve, no dia 19 de maio. Atualmente, mais de 5,2 milhões de eleitores ainda enfrentam pendências com seu título, segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde o início do prazo, cerca de 68.053 pessoas conseguiram regularizar sua situação depois de não terem votado, justificado ou quitado a multa relativa aos últimos três pleitos consecutivos. O não cumprimento dessas obrigações pode levar ao cancelamento do título. Aqueles que não votaram, não justificaram e não pagaram a multa se tornam considerados eleitores faltosos.
Os dados do TSE também revelam que a maioria dos eleitores em atraso, cerca de 58%, é composta por homens, e a maior parte tem nível de instrução até o ensino fundamental, totalizando 30,33%. Entre as idades, os jovens de 25 a 29 anos são os mais afetados por essa irregularidade.
Para aqueles que ainda não regularizaram seu título, existem algumas opções simples:
1 – Autoatendimento Eleitoral
Acesse o Autoatendimento Eleitoral e selecione “Título Eleitoral” para consultar sua situação. Basta informar o número do título, CPF ou nome completo, além da data de nascimento e nome da mãe para regularização.
2 – E-Título
No aplicativo e-Título, clique em “Mais opções” e escolha “Consultar situação eleitoral”. Se houver algum débito, siga as orientações para pagamento da multa e regularize sua situação.
3 – Comparecimento ao cartório eleitoral
Os eleitores que não compareceram às eleições podem ir ao cartório eleitoral. É necessário levar um documento oficial com foto, o título eleitoral ou e-Título, e outros comprovantes que o caso exigir.
Não deixe para a última hora! Regularize sua situação e garanta seu direito de voto. Compartilhe essa informação e ajude outros a ficarem em dia com a Justiça Eleitoral!
Comentários Facebook