BELO HORIZONTE (MG): Público prioritário deve procurar unidades de saúde para vacinação contra gripe

Publicado:

Atenção, moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana: as Unidades de Saúde estão em plena mobilização para a vacinação contra a gripe. Com mais de 150 unidades disponíveis na capital, as doses do imunizante são especialmente destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A meta é vacinar 90% do público prioritário, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais. Para outros grupos, as doses serão contabilizadas.

Os grupos considerados prioritários para a vacinação contra influenza são:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Idosos com 60 anos ou mais
  • Outros grupos prioritários incluem povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, trabalhadores portuários, caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo, trabalhadores dos Correios, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

Embora a vacina esteja liberada para toda a população, a orientação é que todos procurem as unidades de saúde. Os gestores destacam a importância da imunização, especialmente diante do aumento de casos de influenza, que entre janeiro e junho de 2023, contabilizou 1,6 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda e 155 óbitos em Minas Gerais.

Atualmente, apenas 51% das gestantes, crianças e idosos na capital estão vacinados. Para mudar esse cenário, é vital que a população busque as unidades de saúde. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, enfatiza que o Sistema Único de Saúde (SUS) possui mais de 35 mil salas de vacina, muitas localizadas em postos de saúde próximos a sua casa, onde você pode atualizar sua caderneta de vacinação.

A vacina trivalente deste ano oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B, sendo capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.

Dirija-se a uma Unidade Básica de Saúde com sua Caderneta de Vacinação ou documento de identidade e garanta sua proteção! Qualquer dúvida, compartilhe suas perguntas conosco e juntos vamos promover a saúde em nossa comunidade.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quais são os sintomas físicos da ansiedade?

Neste episódio, a Psiquiatra Dra. Karina Abunasser Pereira Leite (CRM: 112.075/ SP | RQE: 56.082) explica quais são os sintomas físicos da ansiedade

Indústria brasileira terá programa nacional para cuidar da saúde mental dos trabalhadores

Parceria entre SESI e Ministério da Saúde inclui pesquisa inédita e sete eixos de ação, do combate a arboviroses à prevenção da depressão

“Quem tem Chagas, tem pressa”: projeto busca tratar pacientes mais perto de casa

Iniciativa aproxima diagnóstico e tratamento para pacientes contaminados com a doença de Chagas, com testes rápidos e atenção primária